Ford apresenta nova geração da Ranger com motor V6 turbodiesel
Por enquanto, a marca lança apenas as versões topo de linha da picape, a XLT e a Limited, ambas com o novíssimo propulsor
A Ford apresenta a nova geração da Ranger. Em um primeiro momento, a picape média produzida na Argentina chega ao Brasil apenas nas duas opções mais completas, a XLT e a Limited, ambas com um novíssimo motor V6 turbodiesel. Já disponível, ela parte de R$ 289.990.
A picape chega completamente renovada. Até a plataforma é nova, com chassi maior, visual redesenhado, lista de equipamentos de segurança e comodidade atualizada, conjunto mecânico inédito e pronta para voltar à briga pelo pódio da categoria, no qual ficou de fora no último ano.
Para a nova geração, a Ranger seguirá o estilo global da família de picapes da Ford, inspirado na Série F, o veículo mais vendido dos Estados Unidos nos últimos 40 anos. A dianteira alta conta com uma grade ampla e faróis de LED em formato de C integrados. A traseira também foi redesenhada, mas não foge do estilo clássico de caminhonete.
O interior também foi completamente reformulado, do volante ao desenho dos bancos. O destaque fica pelas telas digitais da central multimídia, que pode ser de 10 ou 12 polegadas, e do painel de instrumentos, que pode medir oito ou 12,4 polegadas.
Agora, a Ranger é a segunda picape média a ter um motor V6 3.0 turbodiesel no Brasil. Ele gera 250 cavalos e 61,1kgfm de torque e está aliado a um câmbio automático de 10 marchas, uma inédita tração 4×4 integral com distribuição de torque sob demanda, direção elétrica e suspensão com amortecedores traseiros externos à longarina e curso ampliado.
A XLT (R$ 289.990) vem com freio de estacionamento eletrônico, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, sete airbags, faróis full LED com alto automático, reconhecimento de sinais de trânsito, sensores de chuva e estacionamento, auxiliar de partida e descida em rampa e controles de tração e estabilidade.
Ela ainda vem com rodas de liga leve de 17 polegadas, pneus 255/70 AT, estribo plataforma, retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico, caçamba com trava elétrica e iluminação, painel de instrumentos com tela de oito e central multimídia SYNC 4 com display de dez, bancos de couro com ajuste elétrico e espelho retrovisor eletrocrômico.
Completa a lista, carregador de smartphones por indução, conexão sem fio via Android Auto e Apple CarPlay, quatro modos de condução (Normal, Eco, Rebocar/Transportar e Escorregadio), além dos equipamentos já oferecidos na geração anterior.
A Limited é um caso à parte, apesar de ser a topo de linha e custar R$ 319.990, ela não é exatamente completa. Após muito tempo, a Ford apresenta um veículo com um pacote opcional e para lá de caro, se optar por ele, acrescenta R$ 20 mil no valor da picape.
Assim, além dos itens presentes na XLT, a Limited vem com santantônio estilizado e molduras dos para-lamas na cor do veículo, rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus 255/65 AT, bagageiro de teto, lanternas traseiras de LED e protetor de caçamba.
Por dentro, central multimídia com tela vertical de 12 polegadas e navegador embarcado off-road, ar-condicionado dual-zone, descansa-braço traseiro, chave com sensor de presença, partida por botão, dois modos adicionais de condução (Lama/Terra e Areia) e monitoramento de pressão dos pneus.
O pacote opcional, que deveria ser de série, acrescenta painel de instrumentos de 12,4 polegadas, rodas aro 20, pneus 265/55 All Season, piloto automático adaptativo com stop & go, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, auxiliar autônomo de frenagem, alerta de tráfego cruzado em marcha a ré, câmera 360º e assistentes de manobras evasivas, de permanência e centralização em faixa e de cruzamentos.