Picape híbrida

Ford ‘esquece’ isenção de imposto e cobra um absurdo na Maverick Hybrid

Mesmo sendo US$ 2 mil a menos que a variante a combustão nos EUA e não ter a taxa de importação incidida, ela chega pelo preço da FX4

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Ford Maverick Hybrid.
Ford ‘esquece’ isenção de imposto e cobra um absurdo na Maverick Hybrid. Fotos: Ford.

A Ford tinha tudo para alavancar as vendas da Maverick no Brasil. A picape intermediária da americana chegou por aqui com uma falha grande na lista de equipamentos e um preço estratosférico, mas contava com um “supertrunfo”, uma configuração híbrida. Até então disponível apenas no mercado norte-americano. 

A montadora finalmente traz a versão híbrida da caminhonete para cá, se tornando a primeira marca a ter uma picape eletrificada no Brasil. O que poderia ser uma grande aposta da americana, se mostra mais um erro, pois a Ford insiste em cobrar “rios” de dinheiro no produto. 

Nas palavras da própria Ford, a Hybrid chega no mesmo valor da FX4 movida puramente a gasolina, ou seja, insanos R$ 244.890, o que, segundo ela, facilitaria a opção do consumidor pela nova tecnologia. No entanto, o que a americana não diz, é que a Maverick híbrida nos Estados Unidos, é US$ 2 mil mais barata que a variante a combustão. 

Ou seja, só neste aspecto e pegando apenas a conversão, a Hybrid deveria ser cerca de R$ 10 mil mais barata. Porém, há um outro problema, até o momento – enquanto o governo não acabar com a isenção –, veículos eletrificados não pagam os 32% de taxa de importação (alguns casos pagam, mas apenas 2%), ou seja, a Maverick Hybrid deveria custar cerca de R$ 160 mil.

Ford Maverick Hybrid.

Assim como o externo, o visual interno é idêntico.

Não satisfeita em cobrar mais de R$ 80 mil do que realmente deveria, a Ford ainda comete o mesmo erro na Hybrid visto na FX4. Para se ter uma ideia, mesmo custando absurdos R$ 244 mil, ela não conta com sensor de estacionamento ou capota marítima de série. Sensor de chuva, alerta de ponto cego e piloto automático adaptativo, passam longe também.

A lista de equipamentos da novidade vem com sete airbags, frenagem automática com detecção de pedestres e ciclistas, controle de tração e estabilidade, faróis em LED, câmera de ré, assistente de partida em rampa e monitoramento de pressão dos pneus

Ford Maverick Hybrid.

É a primeira picape eletrificada do mercado brasileiro.

Ela ainda conta com painel digital com tela 6,5 polegadas, central multimídia (que na~po é o SYNC 3) com display de oito polegadas e conexão com fio via Android Auto e Apple CarPlay, chave sensorial, partida por botão, abertura da porta por teclado, ar-condicionado digital dual-zone e quatro portas USB.

O visual é o mesmo da FX4, tanto interno, quanto externo. Como na versão puramente a combustão, a Maverick Hybrid leva apenas 659kg na caçamba, número inferior a de modelos compactos, menores e menos potentes que a americana.

Ford Maverick Hybrid.

A caçamba não leva nem 700kg de carga.

O conjunto mecânico não é nada desconhecido no Brasil, pois já foi visto no falecido Fusion Hybrid. Assim como o sedã, a picape utiliza um propulsor a combustão de ciclo Atkinson 2.5 aliado a um elétrico que, juntos, geram 194 cavalos, ou seja, quase 60 a menos que a FX4. O grande foco, claro, é o consumo, segundo a Ford, ela fará 15,7km/l na cidade e 13,6km/l na estrada, com uma autonomia de aproximadamente 800 quilômetros.

O motor Duratec 2.5 está acoplado a uma transmissão e-CVT de última geração, onde estão integrados o motor de tração elétrico e também um gerador. Os dois propulsores trabalham de forma isolada ou em conjunto no acionamento da tração dianteira. Essa seleção é feita automaticamente, sem ação do motorista.

Ford Maverick Hybrid.

Ford Maverick Hybrid.

Ela ainda tem freio regenerativo com assistência em rampas, grade aerodinâmica ativa, sistema Auto Start-Stop e pneus de alta eficiência, para otimizar ainda mais o consumo que, segundo dados do Inmetro, o combinado (estrada mais cidade) é de 14,6km/l. 

A bateria de tração, de células de íons de lítio, tem capacidade de 1,1kWh e potência máxima de 27kW. Ela pesa 27kg, conta com um sistema de arrefecimento líquido e é compacta, o que possibilitou sua instalação sob o assoalho sem interferir no espaço.

Ford Maverick Hybrid.
Ford Maverick Hybrid.
Ford Maverick Hybrid.
Ford Maverick Hybrid.
Ford Maverick Hybrid.
Ford Maverick Hybrid.
Ford Maverick Hybrid.
Ford Maverick Hybrid.
Ford Maverick Hybrid.
Ford Maverick Hybrid.
Ford Maverick Hybrid.
Ford Maverick Hybrid.
Ford Maverick Hybrid.
Ford ‘esquece’ isenção de imposto e cobra um absurdo na Maverick Hybrid. Fotos: Ford.
Ford Maverick Hybrid.
Ford Maverick Hybrid.
Ford Maverick Hybrid.
Ford Maverick Hybrid.

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