Top10

Em ascensão, Fiat já detém quase 1/4 do mercado brasileiro de veículos

Com mais de 220 mil veículos emplacados no ano, a marca italiana tem o melhor primeiro semestre desde 2013, antes da última crise do setor

acessibilidade:
Logo Fiat.
Em ascensão, Fiat já detém quase 1/4 do mercado brasileiro de veículos. Fotos: montadoras.

Desde o ano passado, em meio à crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, o mercado automotivo brasileiro vem passando por mudanças importantes, principalmente nos rankings de mais vendidos.

Se entre os veículos houveram várias trocas, na participação entre as montadoras também há uma “dança das cadeiras”. 

Assim como a Strada entre os veículos, a Fiat não só assumiu a liderança entre as montadoras, disparou na dianteira. A italiana já detém quase 1/4 do mercado nacional e a vantagem para o segundo lugar está em mais de 5%. 

Outra que segue a mesma tendência entre os veículos individualmente é a Chevrolet. Após cinco anos consecutivos, a marca da gravata se vê longe do topo por causa da crise mundial de abastecimento de semicondutores, que paralisou a produção da montadora, consequentemente, atrapalhando as vendas. 

Uma que, por decisão própria, deve sumir em breve do Top10, é a Ford. A americana, que não produz mais veículos no Brasil, tem em seu portfólio apenas cinco modelos, sendo o mais barato superando os R$ 150 mil, com isso o volume está caindo cada vez mais, fazendo a marca ficar em 10ª no ranking geral e bem ameaçada de não aparecer entre as 10 mais. 

Confira o Top10 de parcela de mercado entre as montadoras no Brasil. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

Logo Ford
10º → Ford 2,46%
Logo Nissan
9º → Nissan → 3,26%
Logo Honda
8º → Honda → 3,99%
Logo Renault
7º → Renault → 6,92%
Logo Jeep
6º → Jeep → 7,28%
Logo Toyota
5º → Toyota → 7,80%
Logo Hyundai
4º → Hyundai → 9,48%
Logo Chevrolet
3º → Chevrolet → 12,38%
Logo Volkswagen
2º → Volkswagen → 16,42%
Logo Fiat
1º → Fiat → 22,23%

Reportar Erro