Em 11 anos de Brasil, Hyundai chega a 2 milhões de veículos produzidos
A sul-coreana inaugurou sua fábrica brasileira em 2012 e se torna a montadora a alcançar a marca de forma mais rápida por aqui
A Hyundai Motor Brasil (HMB) desembarcou oficialmente no Brasil em 20 de setembro de 2012, ao inaugurar a sua planta de Piracicaba, interior de São Paulo, iniciando a produção do HB20 e que atualmente fabrica o Creta também. Agora, a sul-coreana celebra a importante marca de dois milhões de unidades produzidas por aqui.
Mais uma vez, a montadora bate o recorde de rapidez de produção. Ela já havia sido a mais rápida a alcançar um milhão de veículos feitos no Brasil. Os dois milhões de unidades produzidas foram alcançadas em 11 anos e 20 dias, sendo assim, a Hyundai é a marca a alcançar de forma mais o importante número.
Em 2018, a sul-coreana já havia registrado o menor prazo, cinco anos e 10 meses, para chegar a um milhão de veículos produzidos. O modelo de número dois milhões a sair da linha de montagem da Hyundai no Brasil é um Creta Ultimate 2.0, na cor Prata Brisk, que a montadora utilizará em ações comemorativas.
“Nestes 11 anos de atividades da fábrica de Piracicaba registramos uma história cheia de sucessos. O HB20 foi o carro que já nasceu caindo no gosto do público brasileiro e rapidamente alcançou as primeiras posições em vendas. Com a chegada do Creta, passamos a oferecer ao consumidor dos SUVs o que há de mais moderno e completo na categoria por um preço altamente competitivo”, afirma Airton Cousseau, CEO da HMB e da Hyundai Motor Américas Central e do Sul.
Do total produzido desde 2012, os modelos da família HB20 representam um 1.6 milhão de unidades, sendo as outras 400 mil do Creta, comercializado desde 2017. Como a fábrica de Piracicaba é dedicada ao mercado interno, 1.940 milhão de unidades foram destinadas ao Brasil (97%), enquanto 60 mil veículos (3%) foram exportados para países vizinhos.
Dentro do processo de produção da Hyundai em Piracicaba, 100% das unidades fabricadas são testadas dinamicamente, em pista que simula 14 tipos diferentes de solo. Atualmente, a fábrica produz 42 veículos por hora e conta também com Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, desde 2015, e uma fábrica de motores, inaugurada ano passado.
Com capacidade para produzir 150 mil veículos no primeiro ano, em dois turnos, e 180 mil a partir de 2013, com o terceiro turno, está preparado, desde 2019, para fabricar até 210 mil unidades ao ano. Ao completar dois milhões de veículos, a Hyundai comemora uma utilização média de suas instalações industriais acima de 95% ao longo desses 11 anos.
“A marca dos dois milhões de veículos produzidos em tempo recorde comprova a excelente utilização de nossa capacidade instalada, sem praticamente qualquer interrupção ou redução de nossos turnos”, aponta Airton Cousseau.