Disputa acirrada! Quatro modelos brigam pela liderança entre os SUVs
Pouco mais de 2,5 mil unidades separam o líder do quarto lugar no segmento que mais cresce no Brasil
A cada ano que passa, o segmento de SUVs vem dominando o mercado brasileiro de automóveis. Os novos queridinhos do público já foram responsáveis pela derrocada de diversas categorias por aqui, como a dos hatches médios e das peruas. Com isso, ser o líder entre os utilitários virou um passo importante para todas as montadoras.
Por aqui, o segmento cresceu tanto que, mesmo com modelos de maior valor, superou o número de vendas dos hatches compactos, a categoria que sempre vendeu mais no Brasil. Mas neste ano, os utilitários estão promovendo uma disputa ainda mais rara de se ver.
Nunca a briga pela liderança de uma categoria esteve tão acirrada. Faltando pouco menos de três meses para o fim do ano, quatro modelos distintos brigam pelo lugar mais alto da categoria queridinha dos brasileiros. A diferença entre o primeiro e quarto é de míseros 2.641 unidades. Ou seja, nada está definido.
Para se ter uma ideia, de acordo com os números Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a diferença entre o primeiro e segundo lugar entre os hatches compactos supera as 10 mil unidades. Entre os sedãs compactos a briga é ainda mais desparelha, com uma diferença de praticamente o dobro entre os dois primeiros.
Mas em nenhuma categoria há tamanha diferença como entre os sedãs médios. Todos os modelos somados não dão nem 40% das vendas do líder disparado, o Toyota Corolla. Falando no japonês, uma das grandes “revelações” entre os utilitários é a sua versão SUV, o Cross.
Ele consegue, junto com o Jeep Compass, figurar entre os compactos mesmo sendo médio e, consequentemente, mais caro. Entre os mais vendidos, há ainda um supercompacto. Claramente, a disputa pelo primeiro lugar será de unidade a unidade até o fim do ano. Confira o Top10 de SUVs mais vendidos, até setembro, no Brasil.