De visual e tecnologias renovadas, Ford inicia pré-venda da nova F-150
Tampa multiacesso da caçamba, lanterna com sensor de carga e head-up display são algumas novidades da picape grande
Com pouco tempo de Brasil, menos de dois anos, a Ford F-150 já passa por uma atualização. A picape grande acaba de ser apresentada e já está em pré-venda. Além das novidades, o que chama a atenção é que, por enquanto, apenas a versão Lariat está disponível, em duas configurações distintas e ambas por R$ 519.990.
Ela era a opção de entrada da caminhonete por aqui e, agora, passa a custar o mesmo que a, até então, topo de linha Platinum custava. As mudanças abrem margem para os rumores de que a Ford pode trazer a configuração insana Raptor da F-150 como a mais completa da picape no Brasil. Enquanto isso não ocorre, vamos de Lariat e Lariat Black.
A diferença entre as duas fica pelo estilo do acabamento externo e interno. A Lariat conta com perfil mais clássico, com vários itens cromados. Já a Lariat Black, como diz o nome, traz peças em preto brilhante de apelo mais esportivo.
O design foi levemente modificado. Agora, a dianteira traz faróis com luzes de assinatura em formato de F estilizado. A grade tem duas barras horizontais. Elas, os retrovisores, maçanetas e as rodas de 20 polegadas são em cromado ou em preto. Já os para-choques têm acabamento brilhoso na Lariat e na cor da carroceria na Black.
A F-150 é o primeiro modelo a exibir o novo logotipo oval da Ford, com friso e letras brancas em vez do tradicional cromado. O emblema, aplicado na grade dianteira, é mais um item de personalização dos modelos, com fundo azul na Lariat e em preto na Black.
As novas lanternas traseiras da picape seguem o grafismo dos faróis e introduzem um recurso exclusivo: um sensor de carga com luzes de LED que indicam o peso embarcado na caçamba. Essas luzes, semelhantes a um medidor de bateria de celular, se acendem temporariamente, mas a informação fica disponível na central multimídia.
O sistema funciona por meio de um sensor na suspensão e o peso é calculado por algoritmos. Outra novidade é a tampa da caçamba multiacesso, chamada “Pro Access”, que pode ser aberta tanto da forma tradicional como lateralmente – igual a Ram 1500. Com isso, o degrau foi embutido no para-choque, facilitando o acesso ao compartimento de carga.
A cabine recebe novas cores e materiais de acabamento, além de um “head-up display”. O painel tem novo formato, que conecta o de instrumentos e a central multimídia, ambos com telas de 12 polegadas. O preto é predominante e combina com cromados, esfumaçados e toques de cor terrosa na Lariat, e cromados acetinados e detalhes em cinza na Black.
Ela ainda vem com iluminação externa 360º, um recurso exclusivo da picape, com luzes que podem ser acionadas por zona e oferecem grande versatilidade em diferentes situações. Além disso, mantém a manopla do câmbio rebatível, que permite transformar o console central em uma mesa de apoio.
A F-150 vem com oito airbags, piloto automático adaptativo com stop & go, assistentes de manutenção e centralização de faixa, autônomo de frenagem com detecção de pedestres, de manobras evasivas e em cruzamentos, auxiliar de descida, farol alto automático, monitoramento de ponto cego e câmera 360º com a de ré com detecção de objetos.
Ela vem também com central multimídia com conexão sem fio via Android Auto e Apple CarPlay, iluminação 360 graus, bancos, volante e pedais com ajustes elétricos e memória para os assentos, som premium B&O, compartimento com chave sob o banco traseiro e caçamba com protetor spray-in, nicho com trava, iluminação LED e tomada de 110V.
A picape vem com o pacote FX4, que agrega itens como protetores metálicos, suspensão com tunagem especial para fora de estrada e tanque estendido de 136 litros, que garante uma autonomia de mais de mil quilômetros. O motor é o poderoso V8 5.0 de 405 cavalos e 56,7kgfm de torque, aliado a transmissão automática de 10 velocidades e tração 4×4.
O sistema de tração conta com as opções “high” (4x4H), “low” (4x4L), automática e bloqueio eletrônico do diferencial. Ela ainda conta com sete modos de condução (Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Lama/Terra, Rocha/Avanço Lento e Rebocar/Transportar). O engate de reboque, com capacidade de 3.492kg, já vem com preparação elétrica, controle de freio e de oscilação e o exclusivo assistente de reboque Pro Trailer.