Primeiras impressões

Com a Silverado, GM entra com tudo na ‘briga’ entre as picapes grandes

Fomos até o ‘coração’ do Pantanal ver de perto os atributos da nova gigante do pedaço, que deixará a disputa entre as full size ainda mais intensa

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Chevrolet Silverado High Coyntry.
Com a Silverado, Chevrolet entra com tudo na ‘briga’ entre as picapes grandes (fotos: Geison Guedes/DP e Chevrolet).

Pantanal (MS) – Na década de 1990, o Brasil passou por todo um processo de reabertura de mercado. Com isso, diversas empresas que não atuavam no país – ou que não tinham certos produtos por aqui –, começaram a comercializar no nosso mercado e, com a indústria automotiva, não foi diferente. Marcas novas chegaram ao país e as que já estavam aqui passaram a importar novos veículos, que antes não eram vistos nas nossas estradas. 

Dentre os mais variados segmentos, um em específico teve um “boom”, o de picapes grandes. Diversas marcas passaram a trazer suas representantes, como a Chevrolet com a Silverado. Em 1997, a americana trouxe para o país a sua “full-size”. No entanto, na virada do milênio, as montadoras passaram a focar nas picapes médias, que caíram na graça do público. Com isso, a Silverado foi aposentada em 2001 por aqui.

Chevrolet Silverado High Coyntry.

Agora, as principais marcas de picapes do mundo, contam com as full size no Brasil.

De lá para cá, as médias continuaram fazendo sucesso, enquanto as grandes perderam ainda mais espaço. Mas isso mudou um pouco nos últimos anos, principalmente por conta de uma marca, a Ram. A americana percebeu que, mesmo com o sucesso das menores, ainda havia espaço para as picapes grandes e, durante muito tempo, “nadou” sozinha neste mercado, trazendo cada vez mais novos produtos.

A marca do bode chegou ao auge neste ano, com o último lançamento, ela passou a contar com três modelos e 10 versões diferentes em seu portfólio. Vendo o sucesso da rival, a concorrência finalmente acordou e se mexeu, com a chegada da Ford F-150 e, agora, o grande retorno da Silverado. Fomos até o coração do Pantanal conhecer de perto a versão única e topo de linha da full size, a High Country e seus R$ 519.990.

“Falta muito?”

Chevrolet Silverado High Coyntry.

Os primeiros compradores da Silverado devem receber a picape no fim do ano.

Barata a Silverado não é, longe disso, afinal, são mais de R$ 500 mil em jogo. E ela é a única que conta, por enquanto, com apenas uma versão. O preço é o mesmo da F-150 Platinum e R$ 20 mil menos cara do que a Ram 1500 Night Edition, as opções topo de linha das rivais. Ainda assim, o primeiro lote com 500 unidades foi vendido em poucas horas.

A marca ainda abriu um segundo, com mais 200 unidades, que também esgotou rápido. Os compradores da pré-venda ainda precisam esperar para ter a gigante na garagem, eles devem receber a picape no fim do ano – baita presente de Natal. A partir disso, as vendas serão regulares em todas as concessionárias da marca pelo país.

I m p a c t a n t e 

Chevrolet Silverado High Coyntry.

O porte e a imponência da Silverado é impressionante.

Normalmente, falamos que design é algo pessoal, o que uma pessoa acha bonito, outra pode não considerar. Mas “pedimos licença” para elogiar o impacto visual que a Silverado causa ao vivo e que as fotos, mesmo mostrando toda robustez, estão longe de representar fielmente a picape. É praticamente impossível não perder alguns minutos admirando-a.

Ao ver de perto a gigante, o impacto é imediato. Será difícil, hoje, achar no Brasil um veículo com o visual tão imponente, inclusive entre as rivais. E não é só pelo tamanho, mas também pelo desenho da carroceria. A Chevrolet acertou em cheio no estilo parrudo da picape, principalmente com o uso do que eles chamam de “ice chromo”, um cromado fosco.

Chevrolet Silverado High Coyntry.

Ela impressiona por todos os lados e em cada detalhe.

O acabamento é visto na gigantesca grade frontal, que alinha bem com fundo preto e, no caso da unidade que tivemos contato, no branco da carroceria (ela ainda conta outras cores, como preto, vermelho e cinza). Os faróis full LED conversam bem com a peça e reforçam o estilo robusto da picape. A marca teve uma boa solução para a luz de milha, agregada ao para-choque e protegida pelo skid-plate frontal. 

O grande porém do visual externo da Silverado são as “orelhas de abano” dos retrovisores. A marca escolheu peças que ajudam bem na hora de puxar um trailer, por exemplo, mas que para o dia a dia, são apenas desengonçadas e grandes demais. De resto, o visual da carroceria se mantém no padrão robusto, com destaque para o nome da marca em baixo relevo na tampa da caçamba e nos degraus no para-choque traseiro.

“Kitnet”

Chevrolet Silverado High Coyntry.

O interior é tão imponente quanto a carroceria.

Se o exterior da Silverado chama a atenção, imagina a cabine! O interior condiz com o porte da picape e esbanja muito espaço interno. Ela leva cinco adultos sem nenhuma dificuldade. Um pequeno porém é para quem vai no meio do banco traseiro, e é apenas por conta do encosto mais elevado por conta do apoio de braço com porta-copos que há nele. 

Claro que, antes de tudo, é preciso conseguir embarcar na gigante, afinal, ela tem 1.945mm de altura. Mas entrar na cabine é super fácil, graças ao estribo elétrico, que surge ao abrir a porta e recolhe ao fechá-la. Ele ainda tem uma função para lá de útil, ao alcance de um pequeno chute na ponta, ele se desloca rumo a caçamba, facilitando o acesso a ela.

Chevrolet Silverado High Coyntry.

Assoalho reto e assentos que levatam.

Estamos falando de um veículo de mais de meio milhão de reais, então a qualidade dos materiais não poderia ser diferente, com uso abundante de couro em duas cores, plástico emborrachado, madeira e o ice chrome, por toda a cabine, que ainda conta com teto e colunas em preto. O console central é tão grande e funcional que só faltou um fogão.

Outro destaque são as telas digitais gigantes, com um muito bonito sistema de “boas-vindas”. O display do painel de instrumentos tem 12,3 polegadas, enquanto o da central multimídia é ainda maior, com 13,4 polegadas. O grande porém do interior é o teto solar mixuruca, que além de não ser panorâmico, a cortina é manual.

Tem de tudo

Chevrolet Silverado High Coyntry.

A lista de equipamentos é para lá de generosa e condiz com o preço da picape.

A Silverado chega ao país carregando mais um status, o de modelo mais completo da marca da gravata no Brasil. A lista de equipamentos dela tem praticamente de um tudo, seja no conforto, em tecnologia ou na segurança, fazendo jus ao fato de ser a versão topo de linha da picape e de um veículo de mais de R$ 500 mil.

Ela vem com ar-condicionado dual zone com saída para a traseira, volante com regulagem elétrica e aquecimento, o teto solar fajuto, console central refrigerado, sistema de som premium Bose, bancos dianteiros com ajustes elétricos aquecimento, ventilação e memória para o do motorista e painel de instrumentos digital. A central multimídia é um caso à parte. 

Chevrolet Silverado High Coyntry.
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Além dos “básicos” conexão sem fio via Android Auto e Apple CarPlay, seis portas USB, os conhecidos sistema OnStar e aplicativo myChevrolet, wi-fi nativo (muito útil em regiões onde o celular não funciona direito, como no Pantanal), ela vem também com o Google Built-in, que dispensa o uso do celular para acessar diversos apps, como Maps, Waze e Spotify.

Ela ainda vem com head-up display colorido, configurável e com ajuste de altura, sistema de câmeras 360º com opção de visualizar todos os pontos externos da picape, tampa da caçamba com abertura e fechamento elétrico, chave sensorial, partida por botão, bancos traseiros bipartidos e com organizadores multifuncionais e, um dos itens mais legais, retrovisor interno com câmera de alta definição. 

Chevrolet Silverado High Coyntry.

Um dos poucos deslizes é o teto solar mixuruca.

Na parte da segurança, seis airbags, alertas de colisão, de atropelamento dianteiro e de tráfego cruzado traseiro com frenagem autônoma de emergência e vibração no banco, monitoramento de ponto cego com sensor de aproximação repentina e extensivo para reboque, aviso de saída e assistente de manutenção de faixa. 

Piloto automático adaptativo com stop & go, freio de estacionamento eletrônico, auxiliares de partida em rampa e de descida, três modos de condução (normal, sport e off-road), rodas de 20 polegadas com pneus de uso misto e a tração com opção de 4×2, 4×4 integral, 4×4 high e 4×4 low com reduzida, também fazem parte da lista de equipamentos da Silverado.

Coração do Pantanal

Chevrolet Silverado High Coyntry.

O motor, como é de se esperar, é um poderoso V8 à gasolina.

Um fato curioso, em 1997 a Chevrolet apresentou a primeira geração da Silverado no Pantanal sul-matogrossense. Agora, a marca da gravata escolheu, mais uma vez, um dos biomas mais diversos do planeta para lançar a nova geração da picape grande. E foi no “coração” do Pantanal, que fomos rodar muito e conhecer de perto a nova bruta do pedaço.

Ela, assim como a F-150 e a Ram 1500, as outras full size a gasolina disponíveis no Brasil, conta com um poderoso conjunto mecânico. O motor é um V8 5.3 de 360 cavalos, o que a deixa como a menos forte das três, com 52,9kgfm de torque, muito parecido com o das rivais, aliado ao câmbio automático de 10 velocidades, direção elétrica e a tração integral.

Chevrolet Silverado High Coyntry.

A Silverado se comporta impressionantemente bem, seja no asfalto ou fora dele.

Apesar de ter alguns – vários – cavalos a menos que as rivais, a Silverado não faz feio, pelo contrário. No nosso primeiro contato com a gigante, rodamos na cidade, por rodovias e fora do asfalto, foram quase 400 quilômetros entre Campo Grande e Corumbá, passando pelo “coração” do Pantanal e, em momento algum, ela se mostrou menos ágil do que deveria.

Qualquer manobra, tirando as de estacionamento – afinal estamos falando de uma picape de 5.913mm de comprimento (e que ainda são otimizadas pelo sistema de câmeras 360º) – é feita com extrema facilidade, é pisar no acelerador que a gigante dispara, seja no asfalto, seja fora dele. Para se ter uma ideia, a Chevrolet divulga o zero a 100km/h em apenas 7,4 segundos, o que deixa muito modelo metido a esportivo “comendo poeira”.

Chevrolet Silverado High Coyntry.

A tração pode ser 4×2, 4×4 integral, 4×4 high e 4×4 low com reduzida.

Na estrada ela se mostra um veículo espetacular. Além da facilidade de ultrapassagens, retomadas e acelerações, o conforto embarcado é absurdo, principalmente para uma picape grande que usa feixe de mola no eixo traseiro. A viagem, mesmo que longa ou por vias que demandam muita atenção, não fica cansativa. 

O conforto a bordo é digno de um automóvel, sem falar na estabilidade. A gigante faz curvas como um sedã médio. Além disso, ela não apresenta aquele quique tradicional – que felizmente está deixando de ser – deste tipo de veículo, seja no asfalto ou fora dele, nos bancos dianteiros ou traseiros, nela, a viagem é sempre confortável.

Chevrolet Silverado High Coyntry.

Toda a imponência da Silverado no “coração” do Pantanal sul-matogrossense.

Um fator interessante é o moderno sistema DFM, que adequa automaticamente a quantidade de cilindros ativos de acordo com a necessidade. Assim, a picape roda mais de 60% do tempo sem a necessidade de acionar os oito cilindros simultaneamente, o que ajuda no consumo. Em velocidade de cruzeiro, a 120km/h, por exemplo, ela chegou a marcar 9,6km/l, algo praticamente impensável para um veículo deste tamanho.

Apesar de termos rodado bastante, este é apenas as “primeiras impressões” da Silverado. Assim, não conseguimos testar todas as funções da picape. Uma delas foi toda a capacidade off-road, até rodamos por estradas de terra, mas que não exigiram muito da picape, onde apenas a tração integral foi necessária.

A opinião do Diário Motor

Chevrolet Silverado High Coyntry.

Chevrolet Silverado High Coyntry.

Antes de qualquer coisa, a Silverado é um veículo imponente. É praticamente impossível não olhar para a picape e soltar um “puxa”, seja pelo visual ou pelo porte. Ao entrar na cabine, a sensação de imponência permanece, apesar de que deveria ser ainda mais, se ela contasse com um teto solar panorâmico. Se o visual é arrebatador, a lista de equipamentos não deixa por menos, tendo praticamente de um tudo.

Tirando a questão do teto, e dos retrovisores “orelhudos”, é difícil falar “faltou isso”. As telas, principalmente a do retrovisor interno e a conectividade são grandes destaques, assim como a dirigibilidade e o conforto embarcado. Em uma categoria que tende a ficar cada vez mais disputada, a Silverado tem tudo para se destacar perante a concorrência, vale a compra! Nota: 9,5.

Ficha Técnica

Chevrolet Silverado High Coyntry.

Motor: 5.3 V8 

Potência máxima: 360cv

Torque máximo: 52,9kgfm 

Direção: elétrica

Suspensão: independente na dianteira e feixe de molas na traseira

Freios: a disco nas quatro rodas

Capacidade de carga: 716kg 

Dimensões (A x L x C x EE): 1.945 x 2.063 x 5.915 x 3.745mm 

Preço: R$ 519.990

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CHEVROLET ABRE PRÉ-VENDA DA NOVA SILVERADOChevrolet Silverado High Coyntry.
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Com a Silverado, Chevrolet entra com tudo na ‘briga’ entre as picapes grandes (fotos: Geison Guedes/DP e Chevrolet).
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*Viagem a convite da Chevrolet

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.