Rebatismo

Claramente perdida, Volvo muda novamente o nome de seus carros

A partir da linha 2025, os SUVs compactos elétricos da sueca, XC40 e C40, serão rebatizados para EX40 e EC40

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Volvos EX40 e EC40.
Aparentemente perdida, Volvo muda novamente a nomenclatura de seus carros (fotos: Volvo).

No fim de 2020, a Volvo alterou o “sobrenome” de seus veículos eletrificados e passou a adotar o termo “Recharge” em todos eles, seguido de “Hybrid Plug-in” ou “Pure Electric”, dependendo do modelo. Agora, em mais uma modificação, o foco é nos nome dos SUVs elétricos, como o XC40 e o C40. 

Aparentemente perdida, já que essas não foram as únicas alterações feitas nos últimos anos, a partir da linha 2025, que ainda não tem previsão de desembarcar no Brasil, os irmãos compactos passarão a ser chamados de EX40, para o SUV clássico, e EC40 para o utilitário coupé. A nova nomenclatura segue a padronização de outros modelos elétricos da sueca, como os novíssimos EX30 e EX90.

Segundo a montadora, o principal objetivo da mudança é refletir os objetivos da companhia de se tornar um fabricante de automóveis totalmente elétricos. Em 2023, este tipo de veículo representou 16% do volume global de vendas da Volvo, um crescimento de mais de 70% em relação a 2022. 

No Brasil, a fatia dos elétricos foi muito maior, chegando a 50% dos emplacamentos da marca por aqui. Vale lembrar que, desde 2021, a Volvo comercializa apenas veículos eletrificados no mercado brasileiro, com modelos puramente elétricos ou híbridos plug-in.

“Já temos desenvolvido uma estratégia de eletrificação bastante forte no Brasil e acredito que esta mudança facilitará ainda mais a compreensão dos nossos clientes na hora de pensar em qual modelo comprar”, afirma Marcelo Godoy, CEO da Volvo Car Brasil.

Com a chegada do EX30 e EX90 ainda neste ano, a Volvo Brasil passará a ter quatro modelos elétricos em seu portfólio, juntos com os rebatizados EX40 e EC40. Além dos híbridos plug-in XC60 e XC90, que também passam por uma atualização na nomenclatura.

Os dois modelos, assim como qualquer veículo plug-in da marca fora do Brasil, perde o “sobrenome” Recharge e volta a utilizar apenas a designação da motorização, como era antes de 2020, T6 ou T8, indicando a diferença de potência. 

De acordo com a Volvo, o novo padrão torna mais fácil para que clientes novos e existentes entendam de forma mais clara quais os modelos são totalmente elétricos e quais são híbridos.

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