Irmãs elétricas

Citroën e Peugeot apresentam os furgões elétricos ë-Jumpy e e-Expert

Os utilitários compartilham plataforma, conjunto mecânico, preço e possibilidade de serem conduzidas por habilitados com CNH B

acessibilidade:
Peugeot e-Expert e Citroën ë-Jumpy
Citroën e Peugeot apresentam os furgões elétricos ë-Jumpy e e-Expert. Fotos: Stellantis.

A Stellantis, grupo no qual fazem parte a Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot, apresenta os primeiros utilitários elétricos do conglomerado no Brasil. Unidas pela mesma plataforma, as marcas francesas da empresa lançam o ë-Jumpy e o e-Expert por R$ 329.990 cada. 

As vans compactas utilizam a plataforma EMP2. As baterias de íons de lítio de 75kWh geram 136 cavalos e 26,5kgfm de torque ao motor elétrico. A autonomia é de 330 quilômetros em ciclo urbano. O tempo de recarga, de zero a 80%, pode ser de 40 minutos em estações super rápidas de 110kW ou de quase oito horas em um wallbox de 11kW.

Os furgões contam com três modos de condução. O “Eco” prioriza o gasto energético, tendo como foco o mínimo consumo. O “Normal” alia autonomia e performance. E o “Power” foca no desempenho, utilizando o máximo da potência e do torque. 

Como as versões a combustão das vans, eles contam com 6,1m³ e uma tonelada de capacidade de carga, largura útil de 1.250mm entre as caixas de rodas, porta traseiras com abertura de 180º e lateral deslizante e 1.940mm de altura.

Citroën ë-Jumpy

Ao contrário do exterior, a cabine é idêntica.

O visual externo é única coisa que difere o ë-Jumpy e do e-Expert — já o interior é totalmente idêntico. Os “gêmeos de pais diferentes” também são iguais aos irmãos movidos a gasolina, com diferença, claro, do bocal de carregamento e do e (no caso da Citroën, ë) antes do nome da van. 

Assim, os dois também contam com o mesmo nível de equipamentos, que é interessante em se tratando de veículos de carga. Em versão única, os franceses contam com monitoramento de pressão dos pneus, câmera de ré com visão 180º e visão superior dos veículos, freio de estacionamento elétrico e sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento. 

Citroën ë-Jumpy

Os furgões têm capacidade de carga de até uma tonelada.

Eles ainda contam com assistente de partida em rampa, freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, indicador de fadiga, luzes de circulação diurna, piloto automático, três bancos na dianteira, painel de instrumentos com tela digital de 3,5 polegadas e central multimídia com display de sete polegadas e conexão com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay.

Citroën ë-Jumpy
Citroën ë-Jumpy
Citroën ë-Jumpy
Citroën ë-Jumpy
Citroën ë-Jumpy
Citroën ë-Jumpy
Citroën ë-Jumpy
Citroën ë-Jumpy
Citroën ë-Jumpy
Citroën ë-Jumpy
Citroën ë-Jumpy
Citroën ë-Jumpy
Peugeot e-Expert e Citroën ë-Jumpy
Citroën e Peugeot apresentam os furgões elétricos ë-Jumpy e e-Expert. Fotos: Stellantis.
Citroën ë-Jumpy
Citroën ë-Jumpy
Peugeot e-Expert
Peugeot e-Expert
Peugeot e-Expert
Peugeot e-Expert
Peugeot e-Expert
Peugeot e-Expert
Peugeot e-Expert
Peugeot e-Expert
Peugeot e-Expert
Peugeot e-Expert
Peugeot e-Expert
Peugeot e-Expert
Peugeot e-Expert
Peugeot e-Expert
Peugeot e-Expert
Peugeot e-Expert
Citroën ë-Jumpy
Citroën ë-Jumpy
Citroën ë-Jumpy
Citroën ë-Jumpy
Citroën ë-Jumpy
Citroën ë-Jumpy
Citroën ë-Jumpy
Citroën ë-Jumpy
Citroën ë-Jumpy
Citroën ë-Jumpy
Peugeot e-Expert
Peugeot e-Expert

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.