Solução de mobilidade

Citroën confirma o super pequeno e elétrico Ami para o Brasil

O modelo, que ainda foi homologado por aqui, é chamado de ‘solução de mobilidade’ e não é considerado um carro

acessibilidade:
Citroën Ami.
Citroën confirma o super pequeno e elétrico Ami para o Brasil. Fotos: Citroën.

De forma surpreendente, a Citroën confirma o super pequeno e elétrico Ami para o Brasil. O modelo, que não é considerado um carro, é chamado de “solução de mobilidade”, por conta do porte diminuto e da baixa potência. 

O anúncio foi realizado pelo presidente da Stellantis (grupo no qual a Citroën faz parte), Antonio Filosa e pela vice-presidente da francesa para a América do Sul, Vanessa Castanho. Os dois executivos fizeram um tour pela planta de Betim do grupo a bordo do Ami, para mostrar a capacidade de mobilidade do pequeno veículo.

Disruptivo que só ele, o Ami se destaca por ser um dos protagonistas da Citroën em termos de eletrificação acessível e pelo seu potencial, podendo ser uma opção para diferentes clientes e aplicações. Na França, ele custa pouco menos de oito mil euros, cerca de R$ 40 mil na conversão direta.

Resta saber como a francesa homologará o veículo por aqui, já que, como ela mesmo afirma, não se trata de um carro. Tecnicamente, ele é um quadriciclo elétrico fechado e com capacidade para levar duas pessoas. Se seguir o mesmo caminho de um modelo de concepção parecida que já existe por aqui, o Renault Twizy, ele não poderá rodar na rua.

O pequeno é equipado com motor elétrico de 6kW que gera oito cavalos e 0,6kgfm de torque, tem velocidade máxima de 45km/h e uma autonomia de até 80 quilômetros. Segundo a Citroën, a recarga de zero a 100% em tomadas de 110 ou 220V leva menos de quatro horas.

O visual futurista do Ami é ainda mais impulsionado ao abrir as portas, elas ficam em sentido contrário. Enquanto a do passageiro é no formato clássico, a do motorista é do tipo “suicida”, que abre para trás. O porte diminuto é visto nas dimensões, ele mede apenas 2.410mm de comprimento, 1.390mm de largura e 1.520mm de altura.

Citroën Ami.

Citroën Ami.

O formato e design dele é tão curioso, que a dianteira e a traseira são praticamente idênticas. As principais diferenças são os faróis e as lanternas e o para-brisa é um pouco maior do que o vidro traseiro, de resto, tudo igual, até os para-choques. 

Por dentro, o visual é bem mais simples. Ele conta com um porta-celular que pode fazer a vez de central multimídia. As maçanetas internas são de tiras de vinil. Ao menos, o painel de instrumentos é um display digital e ele conta com inúmeros nichos pela cabine.

Citroën Ami.
Citroën Ami.
Citroën Ami.
Citroën confirma o super pequeno e elétrico Ami para o Brasil. Fotos: Citroën.
Citroën Ami.
Citroën Ami.
Citroën Ami.
Citroën Ami.
Citroën Ami.
Citroën Ami.
Citroën Ami.
Citroën Ami.
Citroën Ami.
Citroën Ami.
Citroën Ami.
Citroën Ami.
Citroën Ami.
Citroën Ami.
Citroën Ami.
Citroën Ami.
Citroën Ami.
Citroën Ami.

Reportar Erro