Chassi D9F

BYD entrega primeiro ônibus de fretamento 100% elétrico de São Paulo

O modelo, um D9F, foi adquirido pela Orion Transportes, empresa de fretamento contínuo e eventual

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Chassi elétrico BYD D9F
BYD entrega primeiro ônibus de fretamento 100% elétrico de São Paulo. Foto: BYD.

A BYD entrega o primeiro ônibus rodoviário para aplicação de fretamento 100% elétrico no estado de São Paulo. O modelo, um D9F, foi adquirido pela Orion Transportes, empresa paulista que atua há mais de 20 anos no setor de fretamento contínuo e eventual.

Segundo Adalberto Maluf, diretor de marketing e sustentabilidade da BYD, os ônibus com chassi 100% elétricos são mais silenciosos e confortáveis que um modelo semelhante movido à diesel e o seu custo de manutenção é baixíssimo. 

“Dependendo da operação, pode chegar a reduzir os custos operacionais em até 60%. Além disso, o veículo evita a emissão de 164 toneladas de CO² ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 1.173 árvores, o que traz mais qualidade de vida aos motoristas, passageiros e à população em geral”, aponta o executivo.

De acordo com Heraldo Augusto Boschetti, diretor proprietário da Orion Transportes, a decisão inédita em optar por modelos totalmente sustentáveis e com zero emissões está alinhada às diretrizes da empresa de unir tecnologia e modernidade para oferecer o melhor serviço de mobilidade. 

“Esta iniciativa se dá em um momento muito importante para nós e acreditamos que também para o mundo. Entendemos que apesar das dificuldades enfrentadas, temos a missão de ir além, para que nossas ações ajudem efetivamente o meio ambiente e que nossas respostas aos desafios do dia a dia, estejam alinhadas às novas e promissoras tecnologias disponíveis.”

Para Israel Campos, gerente de vendas da BYD, a opção da Orion Transportes por modelos elétricos demonstra que a empresa está atenta às demandas do mercado corporativo por veículos mais modernos, não poluentes e confortáveis.

O chassi D9F pode ser aplicado em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento em operações de fretamento e linhas rodoviárias de curtas e médias distâncias. O modelo foi desenvolvido com suspensão pneumática integral com dois bolsões no eixo dianteiro e quatro bolsões no eixo traseiro que, segundo a BYD, garante maior conforto aos passageiros. 

O motor 2912TZ-XY-A, integrado em cada uma das rodas do eixo traseiro, gera 402 cavalos. Os freios são a disco com ABS e sistema regenerativo que proporciona maior economia e autonomia do veículo, que pode ser de até 300 quilômetros, com recarga de zero a 100% em quatro horas.

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