BYD apresenta mais um veículo no Brasil, a bola da vez é o Yuan Pro
O modelo chega para ser o SUV elétrico de entrada da marca e, apesar do nome, em nada se parece com o Yuan Plus
A BYD segue acelerada no Brasil. A montadora, que já lançou três veículos somente neste ano por aqui (Dolphin Mini, King e Song Pro) – sem contar o facelift do Tan –, acaba de apresentar mais um, Yuan Pro. O modelo chega para ser o SUV elétrico de entrada da chinesa no mercado brasileiro. Em versão única, ele sai por R$ 182.800.
Visualmente falando, o Yuan Pro é o modelo mais diferente da marca por aqui. Ele foge do estilo dos demais veículos da BYD no Brasil, a começar pela dianteira, que conta com dois detalhes idênticos e bem marcados na parte inferior do para-choque.
A grade dianteira fechada, com o logo centralizado e o filete de LED que une as lanternas na tampa do porta-malas, são os detalhes mais parecidos com os irmãos. Ele ainda conta com airbumps nas laterais. Até a coluna C tem visual único, com linhas curvas.
Por dentro, o estilo também é bem diferente do visto no Yuan Plus, Dolphin ou Seal, por exemplo. Ele conta com console central elevado e de dois andares, característico de veículos premium. Mas a clássica tela rotativa da central multimídia está presente. No Yuan ela tem 12,8 polegadas.
O conjunto mecânico elétrico também é diferente. Ele conta com um motor que gera 177 cavalos e 29,5kgfm de torque. A bateria 45,1kWh de capacidade, o que permite uma autonomia, no padrão PBEV do Inmetro de 250 quilômetros. Com isso, ele vai do zero aos 100km/h em 7,9 segundos, com velocidade máxima de 160km/h.
A bateria, do tipo Blade, pode ser carregada em pontos AC, com capacidade de carregamento de até 6,6kW/h (neste formato, ele leva pouco menos de sete horas para ir do zero aos 100% de carga). Em pontos DC, de corrente contínua, ele carrega em até 60kW/h, cerca de 45 minutos para uma carga completa.
Se o visual e o conjunto mecânico não são muito parecidos com os irmãos, a lista de equipamentos é bem semelhante com os últimos lançamentos, principalmente os híbridos King e Song Pro, ou seja, nada de sistema Adas ou teto solar. Ou seja, itens considerados básicos para um veículo de quase R$ 200 mil, mesmo que elétrico.
Ele vem com a central multimídia, com conexão sem fio via para Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos digital com tela de 8,8 polegadas, carregamento sem fio para celular, bancos dianteiros com ajustes elétricos, iluminação interna multicolor, chave sensorial e abertura das portas por meio de sistema NFC, ar-condicionado digital.
Na parte da segurança, seis airbags, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera 360º, auxiliar de partida em rampa, piloto automático, monitoramento de pressão dos pneus, freio de estacionamento eletrônico e controles de tração e estabilidade.