Expansão elétrica

Ao vice da BYD, Paulo Octávio sugere fábrica da marca no Distrito Federal

O pedido ocorreu durante a inauguração da Bali BYD, que contou com a presença de Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da marca no Brasil

acessibilidade:
Inauguração Bali BYD no SAAN, em Brasília.
Ao vice da BYD, Paulo Octávio sugere fábrica da marca no Distrito Federal (foto: Bali).

Neste fim de semana, o Distrito Federal ganhou a quinta concessionária da chinesa BYD, agora, com o grupo Bali – a capital federal é, atualmente, o segundo melhor mercado em números absolutos da marca no Brasil, atrás apenas de São Paulo. 

Durante a inauguração da loja, o empresário Paulo Octávio, proprietário do grupo Bali, fez uma sugestão importante ao vice-presidente sênior da BYD no Brasil, Alexandre Baldy. De que a próxima unidade fabril da empresa seja em Brasília, ou no entorno do DF.

O pedido ocorreu durante a inauguração da Bali BYD no SAAN, na tarde deste sábado (10), com a presença de mais de 200 pessoas, entre elas o senador Izalci Lucas (PL-DF), o deputado distrital Jorge Vianna (PSD), o presidente da Associação Brasileira de Proprietários de Veículos Elétricos, Rogerio Markiewicz, e da presidente do Memorial JK, Anna Christina Kubitschek.

“Sabemos que a BYD está investindo em Camaçari, implantando uma fábrica na região baiana. Então, farei um grande pedido aqui, uma homenagem à Anna Christina Kubitschek: que a segunda unidade da BYD seja aqui em Brasília, no Polo JK, ou em qualquer lugar do Planalto Central, para gerar empregos para a nossa região”, solicita Paulo Octávio.

Alexandre Baldy, que é ex-deputado federal por Goiás, ex-ministro das Cidades e, até pouco tempo, conselheiro da própria BYD, concorda com Paulo Octávio e ainda ressalta o fato de que o processo produtivo de veículos elétricos converge para a realidade de Brasília, onde não se pode ter indústrias poluentes. 

“A BYD é uma empresa de tecnologia. Na sua frase-mestra global, o objetivo da empresa é reduzir em um grau a temperatura do planeta Terra. Tudo que nós fabricamos, tudo que nós produzimos tem o comprometimento em não emitir carbono, não emitir poluentes. A capital do Brasil é uma vitrine para todos. Pessoas de toda parte do mundo a visitam, então, a capital tem que ter essa referência, esse símbolo, esse exemplo. E, o país da Amazônia, tem que ter na sua capital esse compromisso em proteger o meio ambiente”, afirma Baldy.

Também durante a inauguração da Bali BYD, o senador Izalci Lucas se disse muito feliz com o investimento feito por  Paulo Octávio no Distrito Federal. Para ele, é preciso ampliar a matriz econômica da capital federal. O parlamentar ainda prometeu lutar pela desoneração dos carros elétricos no Congresso Nacional. 

“O Paulo é uma referência para a área empresarial. Ele é realmente comprometido com a nossa cidade. Fico feliz de ter essa grande empresa aqui. É o futuro do Brasil, investimento, ciência, tecnologia e inovação. Os carros elétricos vieram para ficar. Nós estamos agora com a reforma tributária, que é um desafio grande para o consumidor, que é quem paga a conta na ponta. Agora as pessoas estão vendo realmente as consequências disso, inclusive na questão dos carros elétricos. Então, temos que rever muita coisa”, aponta Lucas.

Outro parlamentar presente na inauguração da loja, o deputado distrital Jorge Vianna, falou sobre a importância do Estado nas mais diversas frentes. Ele revela ainda que proporá um projeto de lei, em conjunto com as montadoras e a associação de proprietários, para garantir recarga em espaços públicos. 

“Não se pode fazer política de comércio sem uma política de estado voltada para dar este suporte. O governador Ibaneis Rocha já tem esta consciência e sabe que trabalharemos para viabilizar não só em Brasília, mas também na saída para Goiânia.”

Reportar Erro