Utilitário poderoso

BMW revela um novo SUV esportivo, o XM, com motor V8 híbrido

O modelo é o primeiro, desde o M1, a ser desenvolvido exclusivamente pela divisão esportiva M da alemã

acessibilidade:
BMW XM.
BMW revela um novo SUV esportivo, o XM, com motor V8 híbrido. Fotos: BMW.

Em 1978, a BMW apresentou o primeiro – e único – modelo completamente desenvolvido pela divisão esportiva da marca, a M, com o M1. O superesportivo repleto de desempenho e linhas futuristas se tornou um ícone da alemã e, 44 anos depois, ganha um “irmão”, com o novíssimo XM.

O segundo veículo desenvolvido e criado exclusivamente pela M é um utilitário com visual extravagante, propulsão híbrida e números impressionantes, com até 748 cavalos e insanos 101,9kgfm de torque, se tornando o BMW M mais potente já produzido e o primeiro eletrificado. 

Além disso, ele é o maior SUV desenvolvido pela marca no mundo, o XM tem linhas marcantes na dianteira, que segue o design aplicado nos mais recentes lançamentos da marca, como o i7 e o X7. Na traseira, a dupla ponteira vertical de escapamento, incorporada ao para-choque, deixa claro o tom esportivo de todo carro M.

As rodas podem ser de até 23 polegadas e possuem visual exclusivo. Por dentro, o XM traz todo o luxo e esportividade que se espera de um M. A cabine é repleta de acabamentos em fibra de carbono.

BMW XM.

A cabine segue o padrão luxuoso dos recentes i7 e X7.

Produzido na fábrica do BMW Group em Spartanburg, nos Estados Unidos, o novo BMW XM se destaca pelo trem de força híbrido. O SAV é equipado com um motor V8 biturbo de 585 cavalos 76,4kgfm de torque, que combinado com o propulsor elétrico, resulta em uma potência de 748 cavalos e 101,9kgfm de torque. 

O câmbio M Steptronic tem oito marchas e toda a potência é distribuída entre as quatro rodas pelo M xDrive, que possui modos esportivo, off-road e até mesmo puramente elétrico. Movido apenas a baterias, o XM pode percorrer até 88 quilômetros e atingir a velocidade máxima de 140km/h.

BMW XM.

O SUV é o primeiro a unir um motor V8 a um elétrico plug-in.

Tratando-se de um legítimo M, o XM tem distribuição de carga por eixo quase perfeita de 50:50 e tecnologia de suspensão Adaptive M Professional. Molas e amortecedores são controlados eletronicamente para o máximo de desempenho não só em aceleração, mas também em dinâmica.

O SUV é equipado com toda a tecnologia disponível para veículos da BMW. O painel, por exemplo, é do tipo Live Cockpit Professional, que estreou no iX, e é composto por duas enormes telas, que fazem as funções de painel de instrumentos e multimídia. 

BMW XM.

BMW XM.

Há ainda head-up display, sistema de som Bowers & Wilking com 1.500W de potência, driving assistant com diversos auxílios para a segurança do motorista e passageiros, piloto automático adaptativo e auxiliar automático de estacionamento.

O novo BMW XM começa a ser produzido em dezembro e chega ao mercado norte-americano ainda em 2022. Para a Europa e outros mercados, o modelo terá as primeiras entregas em 2023.

BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW revela um novo SUV esportivo, o XM, com motor V8 híbrido. Fotos: BMW.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.
BMW XM.

Reportar Erro