BMW revela um novo SUV esportivo, o XM, com motor V8 híbrido
O modelo é o primeiro, desde o M1, a ser desenvolvido exclusivamente pela divisão esportiva M da alemã
Em 1978, a BMW apresentou o primeiro – e único – modelo completamente desenvolvido pela divisão esportiva da marca, a M, com o M1. O superesportivo repleto de desempenho e linhas futuristas se tornou um ícone da alemã e, 44 anos depois, ganha um “irmão”, com o novíssimo XM.
O segundo veículo desenvolvido e criado exclusivamente pela M é um utilitário com visual extravagante, propulsão híbrida e números impressionantes, com até 748 cavalos e insanos 101,9kgfm de torque, se tornando o BMW M mais potente já produzido e o primeiro eletrificado.
Além disso, ele é o maior SUV desenvolvido pela marca no mundo, o XM tem linhas marcantes na dianteira, que segue o design aplicado nos mais recentes lançamentos da marca, como o i7 e o X7. Na traseira, a dupla ponteira vertical de escapamento, incorporada ao para-choque, deixa claro o tom esportivo de todo carro M.
As rodas podem ser de até 23 polegadas e possuem visual exclusivo. Por dentro, o XM traz todo o luxo e esportividade que se espera de um M. A cabine é repleta de acabamentos em fibra de carbono.
Produzido na fábrica do BMW Group em Spartanburg, nos Estados Unidos, o novo BMW XM se destaca pelo trem de força híbrido. O SAV é equipado com um motor V8 biturbo de 585 cavalos 76,4kgfm de torque, que combinado com o propulsor elétrico, resulta em uma potência de 748 cavalos e 101,9kgfm de torque.
O câmbio M Steptronic tem oito marchas e toda a potência é distribuída entre as quatro rodas pelo M xDrive, que possui modos esportivo, off-road e até mesmo puramente elétrico. Movido apenas a baterias, o XM pode percorrer até 88 quilômetros e atingir a velocidade máxima de 140km/h.
Tratando-se de um legítimo M, o XM tem distribuição de carga por eixo quase perfeita de 50:50 e tecnologia de suspensão Adaptive M Professional. Molas e amortecedores são controlados eletronicamente para o máximo de desempenho não só em aceleração, mas também em dinâmica.
O SUV é equipado com toda a tecnologia disponível para veículos da BMW. O painel, por exemplo, é do tipo Live Cockpit Professional, que estreou no iX, e é composto por duas enormes telas, que fazem as funções de painel de instrumentos e multimídia.
Há ainda head-up display, sistema de som Bowers & Wilking com 1.500W de potência, driving assistant com diversos auxílios para a segurança do motorista e passageiros, piloto automático adaptativo e auxiliar automático de estacionamento.
O novo BMW XM começa a ser produzido em dezembro e chega ao mercado norte-americano ainda em 2022. Para a Europa e outros mercados, o modelo terá as primeiras entregas em 2023.