BMW Motorrad apresenta a R 18 – 100 Anos no Brasil
A edição comemorativa celebra o centenário da alemã e tem 1.923 unidades produzidas, com 30 delas destinadas para cá
Neste ano, a BMW Motorrad completa 100 anos. A alemã celebra o centenário com um versão para lá de especial e super limitada da mais recente criação da marca bávara, a R 18 – 100 Anos. Limitada em apenas 1.923 unidades, em alusão ao ano de criação da montadora, ela terá 30 disponíveis no Brasil.
Com linhas clássicas e estilosas baseadas na R 5 dos anos 1930, e o maior motor boxer já produzido na história da BMW Motorrad, a R 18 – 100 Anos se destaca pela pintura clássica e superfícies cromadas.
A combinação de cores da R 18 – 100 Anos alia pintura preta e superfícies cromadas de alto brilho, bem como linhas brancas duplas e um emblema “100 Anos”. O conceito de pintura sobre cromo também é encontrado no para-lama da roda traseira em combinação com a linha dupla branca.
O para-lama da roda dianteira e as tampas laterais são pintadas de preto, o banco tem acabamento bi-tom, combinando preto com vermelho Oxford, reforçando o caráter exclusivo do modelo, enquanto o escapamento é assinado pela renomada Akrapovic.
Além disso, a R 18 – 100 Anos é equipada com pacote “Option 719”, linha com acessórios de customização e peças com detalhes usinados, pintados e, muitas vezes, feitos a mão da BMW Motorrad.
O poderoso motor boxer de dois cilindros, desenvolvido exclusivamente para a R 18, gera 91 cavalos a 4.750rpm e 15,8kgfm de torque a 3.000rpm. O propulsor, segundo a alemã, tem um belíssimo ronco, marca registrada do segmento Cruiser. O câmbio é de seis marchas.
Os elementos de suspensão da R 18 dispensam ajuste eletrônico. Em vez disso, um garfo telescópico e um suporte de suspensão central permitem o ajuste dos amortecedores. Como na lendária R 5, os tubos do garfo telescópico são envoltos em mangas de garfo.
O curso da suspensão é de 120mm na dianteira e 90mm na traseira. O sistema de freios da R 18 consiste em um freio a disco duplo na dianteira e um a disco único na traseira, em conjunto com pinças fixas de quatro pistões, ambos com ABS Integral.
O modelo também oferece três modos de pilotagem padrão, algo incomum no segmento, para poder se adaptar às preferências individuais do piloto. Há ainda controles automático de estabilidade e dinâmico do freio motor, auxiliar de partida em rampa, que facilita as partidas em subidas, piloto automático, conjunto óptico em LED e partida sem chave.