Uma década

BMW celebra 10 anos da fábrica brasileira da marca

A planta de Araquari, em Santa Catarina, é considerada a maior de veículos premium da América do Sul e já produziu mais de 100 mil unidades

acessibilidade:
Planta da BMW em Araquari, Santa Catarina, completa 10 anos.
BMW celebra 10 anos da fábrica brasileira da marca (foto: BMW).

A BMW comemora 10 anos da planta brasileira da marca, localizada em Araquari, interior de Santa Catarina. Considerada a maior fábrica de carros premium da América do Sul, a unidade já produziu mais de 100 mil veículos desde que começou a operar. 

O Série 3 e o X1, ambos feitos em Araquari, são líderes de vendas em seus segmentos no Brasil e contribuem para a marca ter a liderança no segmento premium pelo sexto ano consecutivo. A planta também produz, atualmente, o X3 e o X4 e, em breve, o X5 PHEV.

“Estamos começando uma nova era de produção de modelos eletrificados no Brasil. O nosso X5 PHEV será o nosso primeiro híbrido plug-in produzido na América do Sul! Isso prova que, ao entrarmos na próxima década de nossas operações em Araquari, estamos aprofundando nossa presença e fortalecendo nosso compromisso com o Brasil”, afirma Milan Nedeljković, membro do conselho de administração da BMW AG.

Em dezembro de 2023, o BMW Group anunciou um aumento de 10% na produção da planta de Araquari a partir de 2024, visando alcançar uma produção anual de 11 mil unidades. Além disso, a mão de obra está crescendo constantemente e sendo treinada para produzir veículos eletrificados.

“O BMW Group é guiado pelo princípio de que ‘a produção segue a demanda do mercado’. Nossa decisão de trazer o X5 PHEV para Araquari foi incentivada pelo forte desempenho dos modelos eletrificados em nosso portfólio no mercado brasileiro. Até agora, um em cada quatro BMWs vendidos aqui é eletrificado. Estou convencido de que o novo X5 produzido localmente ajudará a aumentar essa participação. A planta de Araquari está pronta para produzir modelos eletrificados em um curto espaço de tempo, dependendo da demanda”.

Segundo a alemã, as emissões de CO2 provenientes do consumo de eletricidade da fábrica são compensadas pela geração de energia limpa. No total, 1.902 painéis solares instalados no telhado do edifício da montagem geram mais de 1 milhão de kWh/ano. Mesmo assim, o grupo está investindo em melhorias para reduzir ainda mais as emissões de CO2. 

Além disso, são implementadas práticas de reutilização de efluentes, reaproveitamento de água e redução do consumo de solventes nas áreas operacionais. As instalações ocupam uma área de 1,5 milhão de metros quadrados, com 112.893 m² de edificações, cercadas por áreas de preservação. 

A infraestrutura local oferece uma linha de produção completa, incluindo área de carroceria, pintura, linha de montagem, processos de qualidade e logística, além de laboratórios, edifícios administrativos e auxiliares. Também abriga a sede conjunta com o escritório em São Paulo do único escritório global de engenharia do BMW Group na América do Sul.

Reportar Erro