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Apresentadas no Salão Duas Rodas, Honda inicia pré-venda das CB 650R e CBR 650 R

Com apelo mais esportivos, as motocicletas estarão disponíveis em março

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Honda CBR 650R 2020. Fotos: Honda.

Uma das principais atrações da Honda no Salão Duas Rodas de 2019 foi a nova família 650, com a CB 650R NSC e a CBR 650R. As esportivas de entrada da japonesa, baseadas nas irmãs maiores CB 1000R e Fireblade, estão em pré-venda por R$ 37.900 e R$ 39.500, respectivamente, e chegam ao mercado nacional em março deste ano. 

Uma das principais mudanças dos modelos está no nome. A Honda resolveu trocar letra a “F” pela “R”, o que indica uma posição ainda mais esportiva nas motocicletas. 

Honda CB 650R 2020.

Para a linha 2020, a japonesa resolveu reforçar o estilo das duas, que são a porta de entrada para as quatro cilindros da marca, que já contou com a 750 Four de 1968, a CBX 750F de 1983 e a CB 600F Hornet de 1998.

A CB 650R segue o conceito trazido pela CB 1000R Neo Sports Café, que mescla design minimalista com a agressividade típica das café racer. Já a CBR 650R tem nas formas de sua carenagem uma clara identidade com a superesportiva de referência da Honda, a Fireblade. Além disso, a CBR 650R também segue o conceito “Total Control”.

As duas contam com o mesmo motor quatro cilindros.

Ambas contam com o motor tetracilíndrico de 16 válvulas e 650cm³ renovado. A caixa de força recebeu alterações para aumentar a potência em médias rotações. Com isso, ela alcança 88,4 cavalos a 11.500rpm, com torque de 6,13kgmf a 8.000rpm.

Segundo a Honda, as modificações realizadas no motor envolveram o redesenho dos pistões, que preservam a saia assimétrica, e das câmaras de combustão. Assim como a relação do sistema de distribuição, no qual os comandos de válvulas, molas e corrente de acionamento foram ajustados para as novas características de potência e torque. 

A CB 650 é inspirada na irmã maior, a CB 1000R.

O sistema de admissão de ar da CB 650R é composto por duas tomadas de ar situadas ao lado do tanque. Na CBR 650R, as tomadas de ar (também duplas) estão situadas na parte frontal da carenagem. Em ambas, a caixa do filtro de ar foi modificada em relação às “F”.

Agora, a embreagem é do tipo deslizante, o que, de acordo com a montadora, previne perdas de aderência da roda traseira no caso de reduções de marcha extremas, frequentes na pilotagem esportiva. O acionamento da embreagem se vale de assistência, que reduziu em 12% o esforço necessário para o acionamento da alavanca.

A posição de pilotagem foi otimizada.

O sistema de controle de tração HSTC se encarrega de conter eventuais perdas de aderência do pneu traseiro em situações de forte aceleração. A suspensão dianteira passa a ser uma Showa SFF do tipo invertido. A suspensão traseira tem um conjunto mola-amortecedor regulável na pré-carga da mola em sete posições.

O sistema de freios também foi modificado. O ABS antitravamento atua no par de discos dianteiros tipo flutuante através de cálipers de quatro pistões fixados radialmente. O disco traseiro se vale de cáliper de pinça simples. As novas rodas são mais leves, com cinco raios duplos que calçam pneus de medidas 120/70 ZR17 na dianteira e 180/55 ZR17 na traseira.

Carenada, a CBR 650R é a esportiva de entrada da marca.

De tamanho compacto, a CB 650R se caracteriza pela curta rabeta e grupo óptico circular aderente à suspensão e painel de instrumentos. O estilo Neo Sports Café está presente no longo tanque que praticamente se funde com o motor. O painel retangular LCD, em conjunto com o guidão cônico plano, se aponta o lado marcante do design naked da 650R.

Baseada na Fireblade, a CBR 650R conta com faróis duplos com extremidades voltadas para. O tanque tem formato para otimizar o contato com o corpo do piloto. O conjunto formado pelo assento em dois níveis e a rabeta compacta completam a silhueta, que valoriza a centralização de massas.

O visual da CBR 650R foi todo inspirado na Fireblade.

A posição de pilotagem das duas motocicletas foi revista em relação às “F”. Na CB 650R, o guidão foi avançado em 13mm e está 8mm mais baixo, alterações que foram complementadas pela elevação das pedaleiras em 6mm e recuo de 3mm. O resultado é um posicionamento mais esportivo e coerente com a proposta Neo Sports Café. 

A CBR 650R também recebeu medidas diferentes na posição de pilotagem, com os semi-guidões avançados em 30mm e posicionados de maneira a permitir ao piloto aproveitar confortavelmente a proteção oferecida pela bolha para-brisa.

Ambas as 650 chegam em março ao mercado.

As duas ainda contam com um dispositivo suplementar de segurança, o Emergency Stop Signal (ESS), que reconhece frenagens de emergência em velocidades superiores a 56km/h e, através de sensores do módulo do ABS, aciona automaticamente o pisca-alerta.

Honda CB 650R 2020.

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