Novo representante

Após uma longa espera, a Kia finalmente apresenta o Rio no Brasil

O hatch compacto chega em duas opções para brigar com os “tubarões” do segmento

acessibilidade:
Kia Rio 2020. Fotos: Kia.

Nos últimos dois Salões do Automóvel de São Paulo, de 2016 e 2018, um dos destaques do estande da Kia era o Rio, o hatch compacto da marca sul-coreana. O modelo, que foi especulado por diversas vezes para desembarcar por aqui, mas sempre sem se concretizar, finalmente foi apresentado. O Rio acaba de ser confirmado e chega em duas versões. 

Importado do México, o hatch compacto conta com duas configurações no Brasil, a LX, por R$ 69.990, e a topo de linha EX, por R$ 78.990. Como todos os modelos da marca, ambas contam com cinco anos de garantia ou 100 mil quilômetros. 

O hatch esteve nos dois últimos Salão do Automóvel de São Paulo.

O Rio é esperado a tanto tempo no Brasil, que a geração que chega é a quarta do modelo. Como outros veículos da marca, o hatch conta com conjunto mecânico parecido com os da montadora irmã, a Hyundai. Para as duas versões, o motor será o 1.6 de 130/123 cavalos e 16kgfm de torque e câmbio automático de seis velocidades. 

O grande porém do Rio é exatamente o conjunto mecânico. Os principais concorrentes do modelo contam com motores turbo, inclusive o próprio primo. Recém apresentado, o HB20 conta, nas suas versões mais completas, com propulsor turbinado, assim como o Chevrolet Onix (o líder disparado do mercado) e o Volkswagen Polo. 

Interior com detalhes em couro na versão topo de linha.

Os outros dois principais concorrentes contam apenas com opções aspiradas, assim como o sul-coreano, mas os propulsores são bem mais fortes. Caso do Fiat Argo e o 1.8 de 139 cavalos e o Ford Ka e o 1.5 três cilindros de 137. 

Para justificar o alto valor, a Kia afirma que a lista de equipamentos é generosa. De série, o Rio conta com itens básicos, claro, como ar-condicionado, direção, vidros, travas e ajustes dos retrovisores elétricas e central multimídia com tela de sete polegadas e conectividade com smartphone via Android Auto e Apple CarPlay.

Kia Rio 2020.

Na parte da segurança, ele vem com controles de tração, estabilidade (esses dois obrigatórios por lei) e de frenagem em curvas, assistente de partida em rampa, câmera de ré, sensor de monitoramento de pressão dos pneus e acendimento automático dos faróis. 

A EX, acrescenta ar-condicionado digital e automático, bancos, volante e alavanca do câmbio em couro, piloto automático, retrovisores com rebatimento elétrico e aquecimento e luz de circulação diurna em LED. No final das contas, os equipamentos são honestos, até básicos, para um veículo dessa faixa de preço.

Kia Rio 2020.
Kia Rio 2020.
Kia Rio 2020.
Kia Rio 2020.
Kia Rio 2020.
Kia Rio 2020.
Kia Rio 2020.
Kia Rio 2020. Fotos: Kia.
Kia Rio 2020.
Kia Rio 2020.
Kia Rio 2020.
Kia Rio 2020.
Kia Rio 2020.
Kia Rio 2020.
Kia Rio 2020.
Kia Rio 2020.
Kia Rio 2020.
Kia Rio 2020.
Kia Rio 2020.
Kia Rio 2020.
Kia Rio 2020.
Kia Rio 2020.

Reportar Erro