Mobilidade eletrificada

Após Curitiba, Volvo também testará ônibus elétrico em São Paulo

A partir de novembro, o BZL participa de mais uma etapa do programa de demonstração em operação real no Brasil

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Volvo BZL em testes por São Paulo.
O fim da desoneração aumentará as tarifas de transporte públicos, disse nesta sexta-feira (03) a Semove (Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro).(foto: Volvo).

A Volvo Buses iniciará em novembro a segunda etapa do programa de demonstração em operação real de ônibus elétrico no Brasil. Após Curitiba, Paraná, é a vez São Paulo capital receber o modelo BZL totalmente eletrificado para testes em uso real.

O modelo rodará durante dois meses com a Viação Santa Brígida, em rotas das regiões Noroeste e Central da capital paulista. Antes, o ônibus esteve em exposição na Arena ANTP, congresso de mobilidade urbana que aconteceu de 24 a 26 de outubro no Transamérica Expo Center.

Segundo a Volvo, o BZL chega em um momento em que as grandes metrópoles da América Latina avançam em projetos de eletromobilidade. 

“São Paulo tem a maior frota do país e busca fornecedores confiáveis de ônibus elétricos. Nosso veículo associa toda a experiência da Volvo em sistemas de transporte de passageiros com a avançada tecnologia e reconhecida qualidade dos chassis da nossa marca. Somos uma opção segura para os operadores e passageiros”, aponta Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade ônibus da Volvo.

O BZL da demonstração em São Paulo está equipado com quatro baterias de 94kWh, o que, de acordo com a marca, garante uma autonomia de 300 quilômetros no ciclo urbano. O motor elétrico tem potência de 200kW (271 cavalos) e 43,3kgfm de torque. Todos os componentes do chassi e do trem-de-força são produzidos pela marca

Com 12,5 metros de comprimento e capacidade para 80 passageiros, o ônibus foi especificado e encarroçado seguindo rigorosamente o padrão da SPTrans, com piso baixo e todo o acabamento, número de assentos, layout interno, cor, e outros detalhes, exigidos pelo órgão gestor.

A marca afirma que odesempenho dos chassis elétricos tem sido muito positivo nos países onde eles estão circulando. Mesmo com essa performance garantida, a marca quer observar os resultados nas condições locais, com avaliações sobre consumo de energia, autonomia das baterias, nível de ruído e o desempenho na topografia de São Paulo.

A demonstração do Volvo BZL em São Paulo faz parte da habilitação da marca para fornecer ônibus elétricos para o transporte público da cidade. A meta anunciada pelas autoridades paulistanas é chegar a mais de dois mil ônibus elétricos rodando na capital até o final de 2024.

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