Top15

Apesar de ainda líder, Fiat perde participação de mercado em 2024

Mais uma vez, a montadora italiana fechou o ano à frente das rivais, mas no percentual, perdeu espaço para as demais. Confira o Top15 das marcas

acessibilidade:
Logo Fiat.
Apesar de ainda líder, Fiat perde participação de mercado em 2024 (foto: montadoras).

Desde 2020 a Fiat é a montadora que mais vende veículos leves no Brasil. Em 2024 não foi diferente, a marca se consolidou pela quinta vez como a que mais emplaca no país. Mas nem tudo são flores, apesar de se manter na liderança, ela viu a participação de mercado diminuir, conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

Apesar de ter vendido mais unidades, ela perdeu espaço, caiu de 21,8% em 2023 para 20,98% em 2024, e ainda viu a segunda colocada crescer de 15,83% para 16,11%, ou seja, a diferença que era de quase 6% caiu para menos de 5%.

Mas ela não foi a que mais perdeu fatia de mercado, a Chevrolet, apesar de manter a mesma posição de 2023, foi de 15,05% para 12,68%. Em menor valor, Hyundai, Toyota, Renault, Jeep e Citroën também perderam espaço. Um ponto curioso é que, mesmo com fatias menores, a sul-coreana tomou o lugar da japonesa e a primeira francesa da americana.

Do outro lado da balança, Honda, Nissan (as japonesas trocaram de lugar no ranking) e Ford aumentaram, de forma discreta, a participação de mercado. Já Caoa Chery e Ram quase duplicaram os números, enquanto a GWM apresentou um crescimento mais que dobrado.

A grande surpresa, se é que podemos chamar assim – principalmente para quem observa bem as ruas – é a aparição da BYD entre as 10 mais. A chinesa chegou “chegando” no Brasil e, mesmo apenas com modelos eletrificados, apresentou um crescimento exponencial, com uma fatia de mercado muito maior, ela saiu de 0,82% para 3,09%.

Um ponto interessante, é que, em 2023, a marca que figurou em 10ª, emplacou 34.910 unidades. No último ano, a que ficou na mesma posição comercializou 76.811 veículos, ou seja, mais do que o dobro. Em 2024, a 13ª foi a que chegou perto da casa dos 34 mil emplacamentos.

Confira o Top15 das marcas que mais emplacaram veículos em 2024 no Brasil.

Logo GWM.
15º → GWM → 29.219 unidades e 1,18%
Logo Ram.
14º → Ram → 29.475 unidades e 1,19%
Logo Citroën.
13º → Citroën → 33.885 unidades e 1,36%
Logo Ford.
12º → Ford → 48.311 unidades e 1,94%
Logo Caoa Chery.
11º → Caoa Chery → 60.929 unidades e 2,45%
Logo BYD.
10º → BYD → 76.811 unidades e 3,09%
Logo Nissan.
9º → Nissan → 87.434 unidades e 3,52%
Logo Honda.
8º → Honda → 91.450 unidades e 3,68%
Logo Jeep.
7º → Jeep → 121.287 unidades e 4,88%
Logo Renault.
6º → Renault → 139.288 unidades e 5,61%
Logo Toyota.
5º → Toyota → 203.793 unidades e 8,20%
Logo Hyundai.
4º → Hyundai → 206.029 unidades e 8,29%
Logo Chevrolet.
3º → Chevrolet → 314.956 unidades e 12,68%
Logo Volkswagen.
2º → Volkswagen → 400.414 unidades e 16,11%
Logo Fiat.
1º → Fiat → 521.282 unidades e 20,98%

Reportar Erro