Anfavea confirma adiamento do São Paulo Motor Experience
O evento, que substituiria o Salão do Automóvel, seria realizado de 6 a 14 de agosto no Autódromo de Interlagos
Em 2020, antes mesmo do início da pandemia de Covid19, diversas montadoras decidiram não participar da edição daquele ano do Salão do Automóvel de São Paulo, colocando em xeque a efetiva realização da mostra. Com o advento da crise sanitária, a feira foi cancelada, assim como diversos outros eventos pelo país e pelo mundo.
Repensando o formato, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), alinhada com suas associadas e com a organizadora do evento, decidiram apostar em configuração diferente do evento. Com isso, surgiu o São Paulo Motor Experience (SPMXP), a ser realizado no Autódromo de Interlagos, na capital paulista.
No entanto, a reformulação do evento, com foco maior em testes e experiências, parece não ter agradado as montadoras e a realização do SPMXP está em xeque. Alegando os desafios da cadeia global de produção de veículos, a Anfavea e a RX, organizadora do evento, decidiram adiar temporariamente o lançamento da mostra.
Ainda sem nova data, e se realmente será realizado, o motivo oficial apontado pela Anfavea para o adiamento da feira é sobre a atual situação global do setor automotivo, que ainda enfrenta desafios na cadeia de fornecimento gerados pela pandemia.
“O novo formato do São Paulo Motor Experience é sensacional, atende às novas demandas e expectativas do público, mas as nossas associadas, há mais de um ano enfrentando paradas de fábrica e complexos desafios logísticos, julgam mais adequado adiar temporariamente este grande evento que celebra a força do setor automotivo e a paixão do nosso povo por carros”, aponta Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.