A renovação de um mito! Ford lança a sétima geração do Mustang
Dentre todas as novidades, a que mais chama a atenção é a inédita versão Dark Horse com um poderoso V8 de quase 500 cavalos
A Ford apresenta a sétima geração do Mustang, o primeiro muscle car da história chega com visual renovado, refinamento técnico, tecnologias inovadoras e a inédita configuração Dark Horse, a primeira opção de alto desempenho desde o lançamento da Bullitt em 2001.
Apesar de lançado agora, a mais nova geração do coupé esportivo chega apenas no segundo semestre de 2023 nos Estados Unidos. Por aqui, deve aparecer entre o fim do ano que vem e o início de 2024.
Segundo a marca, o grande destaque da nova geração é a Dark Horse. Com visual sofisticado e intimidador, ela utilizará o poderoso motor Coyote V8 5.0 com potência elevada e estimada em 500 cavalos para criar novo padrão de desempenho nas ruas e nas pistas.
A quinta geração do Mustang revolucionou tanto o design do esportivo que, para a sétima, a marca fugiu um pouco da tendência anterior, de modificar bem o estilo a cada duas gerações, e manteve a base visual do muscle car. Com isso, ele conta com visual moderno, sem abandonar a inspiração clássica.
O teto baixo, o capô de três seções e o perfil elegante com traseira curta mantêm as proporções do modelo original dos anos 60. A bitola traseira é mais larga e o spoiler traseiro tem uma nova luz de assinatura de três barras, além de um difusor redesenhado para aprimorar a aerodinâmica.
A dianteira do GT tem uma grade mais agressiva e novas entradas de ar no capô, que refletem o aumento na potência e o aprimoramento aerodinâmico. Uma novidade visual é a possibilidade de escolher entre três cores para as pinças de freio Brembo.
O seu cockpit, inspirado em caças, é o mais tecnológico e centrado no motorista já oferecido na linha. São duas telas curvas e fluidas que oferecem várias possibilidades de personalização. A do painel, de 12,4 polegadas, tem um padrão visual em tom cobre, compartilhado com o Mustang Mach-E, e pode ser configurada, inclusive, com mostradores clássicos do esportivo.
A central multimídia apresenta o SYNC 4 e, nela, o motorista pode personalizar os modos de condução girando o carro virtualmente na tela de 13,2 polegadas, como em um videogame. Além de acesso a Apple CarPlay e Android Auto, ela vem com Alexa da Amazon.
Alguns botões físicos, como o do volume do áudio e do ar-condicionado, foram removidos e integrados ao painel digital. Outra novidade é o Remote Rev, que permite acelerar o carro remotamente pelo chaveiro, liberando o ronco do motor.
O acabamento das versões premium inclui materiais “soft-touch”, volante de base reta revestido em couro, carregador sem fio para celular e entradas USB no alto para câmeras e outros dispositivos. O sistema de som B&O, com 12 alto-falantes e subwoofer traz o recurso “Electronic Sound Enhancement” que amplifica o já poderoso som do motor.
O novo Mustang entrega uma experiência de direção ainda mais empolgante com o motor Coyote V8 5.0 de quarta geração, o naturalmente aspirado mais potente já oferecido na linha. Além de uma inovadora caixa dupla de entrada de ar, ele conta com acelerador de corpo duplo que reduz as perdas por indução.
Além da avançada transmissão automática de 10 velocidades, que se adapta a cada modo de direção, a Ford continua a oferecer a transmissão manual de seis velocidades, com “rev-matching” de série que ajuda a manter a rotação do motor no pico de torque entre as trocas, aumentando a precisão, refinamento e emoção.
Como é de se esperar, o muscle car conta com seis modos de condução, que ajustam rapidamente a resposta da direção, do motor, da transmissão e do controle eletrônico de estabilidade. Além dos modos normal, sport, escorregadio, drag e pista, há uma configuração personalizada, com até seis perfis individuais.
Quem quiser recursos adicionais para as pistas pode optar pelo pacote de desempenho “Performance Pack”, com “K-Brace” dianteiro, diferencial Torsen de escorregamento limitado, suspensão ativa MagneRide, rodas e pneus traseiros mais largos e freios de 390mm na dianteira e de 355mm na traseira, com dutos de resfriamento.
O pacote inclui ainda o “Performance Electronic Parking Brake”, freio eletrônico inédito no segmento que libera a capacidade de derrapagem traseira do Mustang. A tecnologia ajuda até os motoristas iniciantes a se tornarem astros do “drift”, mantendo o visual e a funcionalidade de um freio de mão mecânico tradicional.
Além de “para lá de” esportivo, o novo Mustang tem inúmeros itens tecnológicos. Entre eles, o americano conta com reconhecimento de sinais de velocidade, piloto automático adaptativo com stop-and-go, assistentes de centralização de faixa, de manobras evasivas e de frenagem de ré e controle ativo de mitigação de buracos.
Dark Horse
A nova série de alto desempenho do Mustang, tem, entre outros refinamentos, o exclusivo motor Coyote V8 5.0 com novas bielas e um corpo duplo de borboleta de admissão para melhorar a respiração, acoplado com uma transmissão manual Tremec de seis velocidades ou automática de 10 velocidades com “paddle shifters” esportivos.
A Dark Horse tem um ajuste de chassi exclusivo, barras estabilizadoras traseiras maiores, amortecedores MagneRide e sistemas de resfriamento dos freios, do eixo traseiro e do óleo do motor. Ele é equipado com freios dianteiros Brembo de seis pistões e diferencial traseiro Torsen. As rodas são de 19 polegadas com pneus Pirelli P ZERO.
O pacote opcional Handling Package adiciona uma asa traseira exclusiva com Gurney Flap integrado, semelhante ao do Ford GT, molas mais rígidas, barras estabilizadoras maiores e rodas com pneus Pirelli Trofeo. Futuramente, vai oferecer também a opção de rodas de fibra de carbono, até então exclusivas dos modelos Shelby GT350 e GT500.
O Mustang Dark Horse traz um visual que destaca o foco em performance. A frente tem faróis em LED escurecidos, grade preta brilhante e para-choque exclusivos. A traseira exibe uma asa fixa com difusor inspirado em corridas e ponteiras quádruplas de escapamento. Ele inaugura também um novo emblema de cavalo, visto de frente e não de lado.