314 mil infectados

Índia bate recorde de casos e número de mortes por covid em 24h

País confirmou 314 mil infectados nesta quinta-feira, 22, maior número para um único dia em todo o mundo

acessibilidade:
Pandemia de coronavírus continua no mundo. Foto: OMS/Reprodução

A Índia bateu novamente recordes de novos casos e mortes por Covid-19 nesta quinta-feira, 22. O país passa por uma severa segunda onda de contágios, com uma nova variante que fez o número de casos explodirem.

Com 314.835 novos casos do novo coronavírus em 24 horas, país registrou recorde mundial de infecções em um único dia, superando o recorde anterior de mais de 300 mil casos dos Estados Unidos.

Segundo o Ministério da Saúde do país, foram registradas 2.074 mortes nas últimas 24 horas, um novo recorde também de óbitos. Os números de hoje equivalem a 15% de todos as vítimas do vírus e 35% de todos os novos infectados do mundo, segundo dados do “Our World in Data”.

Oficialmente, a Índia é o segundo país com mais casos confirmados de Covid-19 do mundo (15,9 milhões), atrás apenas dos Estados Unidos (31,8 milhões), e o quarto em número de mortes (182 mil), depois de EUA (569 mil), Brasil (381 mil) e México (213 mil). No entando, especialistas acreditam que o número real de mortes é muito maior do que a contagem oficial.

A população sofre com hospitais lotados e a falta de leitos, de remédios e de oxigênio. Cemitérios e crematórios não conseguem atender a demanda.

A agressividade dessa fase da crise sanitária é atribuída a uma nova variante do Sars-CoV-2 surgida no país e a grandes aglomerações que ajudaram a disseminar o vírus, incluindo festivais religiosos, comícios políticos e partidas de críquete com torcida.

Mesmo diante do colapso do sistema de saúde, o governo indiano se recusa a adotar um lockdown nacional. Diversos estados e cidades estão adotando medidas de restrição por conta própria, como a capital Nova Délhi, governada por um partido que faz oposição ao premiê nacionalista Narendra Modi e acusa estados aliados do primeiro-ministro de não repassarem estoques de cilindros de oxigênio.

Reportar Erro