'Situação se agrava'

França suspende todos os voos com o Brasil por variantes brasileiras da Covid

franceses temem principalemnte a P1, descoberta em Manaus, associada a maior transmissibilidade e letalidade

acessibilidade:

A França decidiu suspender todos os voos com o Brasil por tempo inderteminado. De acordo com o primeiro-ministro francês, Jean Castex, a decisão, anunciada nesta terça-feira, 13, foi tomada devido às preocupações com as variantes brasileiras do coronavírus, principalmente a P.1, que foi detectada pela primeira vez em Manaus e está associada a maior transmissibilidade e letalidade da doença.

“Tomamos conhecimento de que a situação é absolutamente dramática, está piorando, e decidimos suspender todos os voos entre a França e o Brasil até segunda ordem”, afirmou Castex. “O perigo da variante em questão nos coloca dificuldades reais”.

A medida deve ser aprovada pela Assembleia e Senado antes de entrar em vigor na quarta-feira, 14, e seu anúncio representa uma mudança de opinião do governo francês, que até o momento era contrário à suspensão das ligações aéreas. Até então, todos os passageiros que chegavam do território brasileiro tinham que apresentar uma razão de extrema necessidade que justificasse a viagem, um resultado negativo para um teste RT-PCR realizado nas últimas 72 horas e ainda fazer um novo exame de antígeno quando chegasse ao aeroporto francês.

Na França, a presença da variante brasileira do coronavírus ainda é baixa. Há um mês, o ministro de Saúde do país, Olivier Veran, disse que cerca de 6% dos casos de Covid-19 na França eram das variantes detectadas inicialmente no Brasil e na África do Sul.

Os profissionais de saúde e políticos vinham pedindo há dias que o governo do país suspendesse todo o tráfego aéreo com o Brasil. Entre eles está Remi Salomon, presidente da comissão médica da Associação Pública de Hospitais de Paris, que alertou que a cepa brasileira é “provavelmente mais resistente às vacinas e mais contagiosa do que a cepa inicial”

Reportar Erro