Guerra à Covid

Fase 3 atesta eficácia de 81% da vacina indiana Covaxin, já adquirida pelo Brasil

Fase 3 envolveu 25.800 voluntários e comprovou a qualidade do imunizante da Bharat Biotech

acessibilidade:
A indiana Bharat Biotech é a fabricante da vacina Covaxin. Foto: Reprodução

A vacina indiana Covaxin, produzida pelo laboratório Bharat Biotech, apresentou eficácia de 81% ao final da Fase 3 de seu desenvolvimento, que envolveu a participação de 25.800 pessoas. Krishna Ella, diretora da Bharat Biotech, informou que a Covaxin apresenta “significativa imunogenicidade contra as variantes emergentes”.

O Ministério da Saúde assinou contrato, quinta-feira (25), para compra de 20 milhões de doses da vacina Covaxin da Precisa Medicamentos/Bharat Biotech. O investimento foi de R$1,6 bilhão. As primeiras 8 milhões de doses do imunizante chegar ainda este mês, em dois lotes de 4 milhões.

O resultado da Fase 3 foi divulgado há pouco pelo laboratório, que desenvolve vacinas para doenças infecciosas. Os ensaios envolvendo 25.800 indivíduos é o maior já realizado na Índia, junto com o Conselho Indiano de Pesquisa Médica.

“Hoje é um marco importante na descoberta de vacinas, para a ciência e nossa luta contra coronavírus”, afirmou Krishna Ella. “Com os resultados de hoje de nossos ensaios clínicos de Fase 3, agora relatamos dados sobre nossa vacina COVID-19 dos ensaios de Fase 1, 2 e 3 envolvendo cerca de 27.000 participantes”, explicou.

Em abril, o governo federal espera receber mais 8 milhões de doses de imunizantes importados da Índia, no prazo de 45 e 60 dias após a oficialização da compra da semana passada. Em maio, é esperado o último lote de doses, com 4 milhões de unidades.

Reportar Erro