Anvisa em xeque

Anvisa silencia sobre erro grosseiro na vacina Janssen, que misturou ingredientes

Governo dos EUA ordenou intervenção na fábrica de Baltimore por não atender padrões de qualidade

acessibilidade:
Detalhe da fábrica que produz em Baltimore (EUA) a vacina Janssen, aprovada pela Anvisa, e agora proibida de fabricar a vacina AstraZeneca - Foto: detalhe de vídeo institucional.

A agência reguladora Anvisa mantém constrangido silêncio sobre o escândalo provocado por erro grosseiro do laboratório de Baltimore que produz a vacina Janssen, da Johnson & Johnson, sem informar se vai rever o Certificado de “Boas Prática de Fabricação” do imunizante e seu uso emergencial no Brasil.

No mesmo dia em que a Anvisa reconheceu a “excelência” na fabricação da vacina Janssen, o laboratório Emergent BioSolutions, de Baltimore, que também fabrica o imunizante da AstraZeneca nos Estados Unidos, misturou os ingredientes dos dois fármacos, arruinando a produção de 15 milhões de doses, jogadas no lixo.

O governo dos Estados Unidos determinou que a Johnson & Johnson intervenha na fábrica de Baltimore, por não atender aos padrões de qualidade e tentar impedir a repetição do erro de misturar ingredientes, expondo deficiências que a rigor desaconselhariam a Anvisa a emitir Certificado de “Boas Prática de Fabricação” da Janssen.

A Johnson informou que assumirá responsabilidade plena pela fábrica e disse que até o fim de maio vai entregar as 100 milhões de doses que o governo americano contratou. A Emergent BioSolutions também foi proibida de produzir as vacinas da AstraZeneca, que ainda não foi aprovada nos Estados Unidos.

 

 

Reportar Erro