São proibidos

OAB articula indicação de seus dirigentes para vagas em tribunais superiores

Interesse pode ser na vaga do ministro Félix Fischer, relator da condenação de Lula

acessibilidade:
Lista impressiona e vai de ONGs desconhecidas que embolsam diárias a entidades famosas e até então respeitadas. Foto: EBC

O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, deve tentar nesta segunda (25), na reunião do conselho federal da entidade, acabar uma regra que vigora há duas décadas, proibindo seus dirigentes ou conselheiros, incluindo as 27 seccionais, de concorrer pelo chamado “quinto da advocacia” a vagas em tribunais. Os críticos da medida acusam Santa Cruz de tentar mudar as regras do jogo para beneficiar aliados que desejam virar magistrado na chamada “quota” da advocacia. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A OAB estaria interessada em influenciar na ocupação da vaga do ministro Félix Fischer (STJ) que, doente, pode ser aposentar em junho.

Félix Fischer é um dos ministros mais rigorosos e relator no STJ da nova condenação por corrupção e lavagem de Lula, aliado de Santa Cruz.

Há defensores da revogação da regra, mas por razão diferente: alegam que, embora competentes, dirigentes são injustamente preteridos.

Reportar Erro