Covid dá voltas

Após negar leitos de covid ao governo do DF, Hospital das Forças Armadas pediu ajuda

HFA negou a ajuda solicitada e agora pede socorro para que os hospitais públicos recebam seus pacientes

acessibilidade:
Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília.

O Hospital das Forças Armadas (HFA) é um hospital público, de Brasília, subordinado ao Ministério da Defesa, que atende também pelo SUS.

Mas no pico da superlotação de leitos em Brasília, inclusive de UTI covid, com pessoas na fila de espera, o HFA negou a ajuda solicitada pelo governo do Distrito Federal para receber doentes.

Depois, a situação se inverteu e foi a vez de o HFA pedir socorro para que os hospitais públicos da Capital recebessem seus pacientes excedentes. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O HFA não se impressionou com a crise na rede pública, alegando ser voltado ao atendimento de militares do Exército, Marinha e Aeronáutica.

Com o esgotamento dos seus leitos, inclusive de UTI, o HFA recorreu à rede pública, depois contratou vagas na rede particular, no DF.

A crise coincidiu com a ordem do ministro Benjamin Zymler, do TCU, para que o Ministério da Defesa informasse a ocupação dos seus leitos.

A Defesa só divulgou os dados de ocupação no limite do prazo fixado pelo TCU, e mesmo assim depois de solicitar uma prorrogação.

Defesa emite nota

Na noite desta terça-feira (3), a redação do Diário do Poder recebeu a seguinte nota do Ministério da Defesa:

“O Ministério da Defesa (MD), por meio do Hospital das Forças Armadas (HFA), esclarece que não tem convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) nem recebe recursos da Secretaria de Saúde do Distrito Federal ou do Ministério da Saúde.

Além disso, o HFA não solicitou leitos ou qualquer outro apoio aos hospitais públicos de Brasília ou hospitais federais.

Por outro lado, os usuários do HFA, assim como qualquer cidadão, independente da sua condição, têm direito à assistência prestada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Neste caso, não cabe a esta instituição de saúde direcionar ou restringir o direito e a liberdade dos usuários de buscar atendimento em qualquer unidade de saúde, seja ela pública ou privada.

Quanto à determinação do TCU, de divulgação diária de dados sobre a quantidade e o nível de ocupação de leitos, o HFA está seguindo rigorosamente o que foi acordado.
Os dados relativos ao histórico dos últimos 24 meses deverão ser apenas apresentados ao TCU para instrução do processo e análise daquela Corte de Contas.

Por fim, o Hospital das Forças Armadas segue como referência nacional no combate à pandemia, atendendo os usuários previstos em lei.”

Reportar Erro