Todo poderoso

Movido a holofotes, TCU cancela sessão após o YouTube suspender transmissão

Plataforma suspendeu conta do TCU e tribunal não tem plano de contingência para transmissão e participação em julgamentos virtuais

acessibilidade:
O caso deve ser retomado em até 60 dias. Foto: Divulgação.

O YouTube deu mais uma mostra do poder conferido às big techs e “cancelou” julgamentos que estavam na pauta do Tribunal de Contas da União (TCU).

Assim que a conta oficial do TCU foi suspensa pela plataforma, o vice-presidente do tribunal, ministro Bruno Dantas, criticou e classificou a atitude do YouTube de grave, súbita e sem explicação, além de anunciar que as sessões seriam canceladas.

“Por imperativo constitucional, os julgamentos devem ser públicos e, na modalidade virtual, deve haver transmissão em tempo real”, disse Dantas.

Dantas explicou o cancelamento ao afirmar que “os jurisdicionados e advogados que acompanhariam os julgamentos não dispunham de outra plataforma”.

Na verdade, é o TCU que não possui contas em outras plataformas como Rumble, Twitch, Zoom, Vimeo ou inúmeros outras opções.

A justificativa, na prática, expôs quão dependentes TCU e outros órgãos federais, regionais e municipais estão do YouTube.

Dantas ressaltou o “prejuízo para a sociedade” e afirmou que “providências estão sendo estudadas”.

Reportar Erro