Ações de 2022

TSE julga nesta terça ações contra Jair Bolsonaro

O ex presidente está sendo acusado de usar a estrutura da Presidência da República para promover sua candidatura à reeleição 

acessibilidade:
Ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto: Sergio Lima/AFP/Getty Images)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciará nesta terça (10), às 19h00, o julgamento de três ações de investigação eleitoral contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-candidato a vice-presidente, Walter Braga Netto.  

O ex-presidente é acusado de usar a estrutura da Presidência da República para promover sua candidatura à reeleição. 

No primeiro processo, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) alega que  Bolsonaro, então presidente, fez uma transmissão ao vivo pelas redes sociais no dia 21 de setembro de 2022, dentro da biblioteca do Palácio da Alvorada para apresentar propostas eleitorais e pedir votos a candidatos apoiados por ele. 

O segundo processo trata de outra transmissão, ainda segundo o partido, Bolsonaro pediu votos para sua candidatura e para aliados políticos que também disputavam as eleições, chegando a mostrar os “santinhos” das campanhas, em 18 de agosto do ano passado 

Na terceira ação, entre os dias 3 e 6 de outubro, as coligações do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) questionaram a realização de uma reunião para anunciar apoio político para a disputa do segundo turno, que ocorreu entre Bolsonaro com governadores e cantores sertanejos. 

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.