Oposição critica indicação de Dino ao STF: ‘aberração’
O partido Novo lançou um abaixo assinado contra a indicação do ministro ao Supremo
A oposição criticou a indicação de Flávio Dino, ministro da Justiça, ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (27). Até um abaixo-assinado contra a indicação do ministro foi anunciado.
Na visão do deputado federal Sargento Gonçalves (PL-RN), a indicação é uma “aberração”.
“A indicação de Flávio Dino ao STF é uma aberração. Um ministro de Estado que ignora uma convocação, fato que constitui crime de responsabilidade, demonstra claramente que desconhece a legislação. Esse fato por si só já basta para o Senado não aprovar seu nome, por estar prejudicado o notável saber jurídico do candidato à vaga.”, afirmou Gonçalves.
Na mesma linha, o deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE) criticou a nomeação.
“Beira o ridículo essa indicação. Um Ministro enlameado com as questões do 08 de janeiro onde poderia solucionar todas as problemáticas e dúvidas para os brasileiros, e nada fez. Ao contrário, em seu Ministério foram deletadas as imagens e o Ministro junto com seus aliados políticos manobraram a narrativa da CPMI no Senado, maculando a verdade”.
O Partido Novo também expressou preocupação e descontentamento com o anúncio. Com isso, o partido lançou um abaixo assinado contra a indicação do ministro ao Supremo. O presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, e membros da bancada do partido no Congresso manifestaram suas críticas à escolha de Lula.
O presidente do Novo, considerou a indicação de Flávio Dino como a pior possível. “Flávio Dino, além de ser omisso diante da crise que estamos vivendo na segurança pública e nas instituições de justiça, é um ministro autoritário, que vive de bravatas e de lacrações, que constantemente desrespeita o Congresso Nacional, que não responde e não atende as convocações para esclarecimentos e que defende abertamente a censura contra seus opositores. Se não bastasse tudo isso, ainda abriu as portas do Ministério da Justiça para ONGs ligadas ao crime organizado fazerem lobby livremente”.
Além disso, o partido afirmou que atuará politicamente para evitar a concretização da indicação. “Seria mais um golpe contra a credibilidade da nossa democracia e das nossas instituições”, defendeu Eduardo Ribeiro. A ação imediata realizada pelo partido é o abaixo-assinado, aberto hoje.
O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) também criticou a indicação de Dino, enfatizando a falta de respeito pela separação dos poderes e a postura inadequada para o cargo. “A indicação de Flávio Dino para ministro do Supremo Tribunal Federal só demonstra como o PT trata as instituições brasileiras. Lula não tem o menor respeito pela separação entre os Poderes e indica um ministro subordinado, que tem debochado do Parlamento como um todo e, especialmente, da oposição”.