Ranking da GreenMetric

USP é uma das dez universidades mais sustentáveis do mundo

O ranking é elaborado anualmente pela GreenMetric, uma rede de universidades voltada à sustentabilidade

acessibilidade:
Praça do Relógio, na Cidade Universitária da USP, em São Paulo. Foto: Divulgação/USP

Na 10ª posição, a USP é a universidade mais sustentável do mundo, segundo o UI GreenMetric World University Ranking 2021. A avaliação foi divulgada no último dia 14 de dezembro, pela GreenMetric, uma rede global que reúne universidades de todo o mundo para discutir projetos voltados à sustentabilidade ambiental.

“Estar entre as 10 universidades mais sustentáveis do planeta é fruto de muito trabalho de toda a nossa comunidade, ao longo dos últimos anos, e uma clara demonstração da nossa maturidade em termos de consciência ambiental. Sem dúvida, este prêmio nos motiva a continuar nessa trajetória, contribuindo para que a sociedade também busque ações mais sustentáveis em suas atividades”, ressaltou o superintendente de Gestão Ambiental, Tércio Ambrizzi.

Nas primeiras posições estão a Universidade de Wageningen (Holanda), a Universidade de Nottingham (Reino Unido) e a Universidade de Groningen (Holanda). Entre as latino-americanas, depois da USP aparecem a Universidade Autônoma de Nuevo León (México), na 18ª posição, e a Universidade Autônoma de Occidente (Colômbia), na 35ª.

Na edição deste ano, a USP também foi considerada a líder na coordenação de ações e projetos voltados para a sustentabilidade entre as universidades brasileiras. Para Ambrizzi, “esse prêmio demonstra que acreditamos que estas ações devem ser feitas de forma integrada com outras universidades de nosso País, de forma a contribuirmos para que nossos jovens possam adquirir esta mesma consciência ambiental e transmiti-la para as futuras gerações. Somente em uma ação conjunta vamos conseguir mitigar as emissões dos gases de efeito estufa, controlando o aumento do aquecimento global e diminuindo seu impacto na sociedade”.

Elaborado anualmente, o ranking classifica as instituições que desenvolvem as melhores práticas e programas sustentáveis em seus campi, considerando seis indicadores: áreas verdes, consumo de energia, gestão de resíduos, tratamento de água, mobilidade e educação ambiental. Na edição de 2020, a USP ocupou a 13ª colocação geral e o primeiro lugar no Brasil.

Reportar Erro