GLO de Lula é marketing eleitoreiro, diz delegada
O decreto de Lei e Ordem assinado pelo atual presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, nada mais é do que política eleitoreira para ‘brasileiro ver’. A análise é da delegada de Polícia Civil, Raquel Gallinati.
Em declaração ao podcast ‘Fala Ericky’, comandado pelo goiano Ericky Miranda, a delegada afirmou que o decreto assinado por Lula tem ‘particularidades’ que distanciam a GLO de uma resposta efetiva sobre a segurança pública do Brasil e contra o avanço de facções criminosas sobre o território nacional.
“A gente sabe que a GLO é uma medida institucional, não deveria ser utilizada como medida de Segurança Pública. […] Se a sinalização fosse realmente solucionar o problema de Segurança Pública haveria um reforço na estrutura das instituições de Estado para que tenhamos mais incentivo, viaturas adequadas, mais armamento”.
E completou: “o que a gente vê é utilizar as Forças Armadas para uma atribuição que não é das forças armadas. Por uma política de marketing eleitoreiro. Nada mais é do que uma maquiagem”.
A delegada foi específica na análise. “Alguém já viu a população amedrontada em portos e aeroportos? Portos e aeroportos já são bem policiados. O que eu vejo a necessidade é nas comunidades e nos morros. Em todas essas incursões que estão sendo comandadas pelas facções criminosas”.
Outro pronto criticado por ela, é a intervenção ‘somente na esfera da Polícia Federal’. “Significa que o governo classifica a Polícia Federal como incompetente? Ou a Polícia Federal deveria ter a estrutura adequada para isso?”.