Deltan foi recebido por crianças, amigos e apoiadores no PR
Paranaenses saudaram o deputado mais votado do Estado, agora cassado
O deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) voltou para Curitiba nesta sexta-feira, 19, e foi recebido com festa no aeroporto da capital do Paraná. Ao surgir no saguão, ele foi surpreendido pela presença de uma multidão que o aguardava. E foi logo tomado pela emoção quando um grupo de crianças, inclusive filhos do parlamentar, correram para um abraço coletivo, rolando no chão.
Ele registrou a emoção ao ser recebido daquela maneira, como mostram as imagens que viralizaram nas fedes sociais.
Não existe dor que não seja curada com esse abraço apertado da esposa, dos filhos e de minha mãe. Obrigado, Senhor por essa benção.
Agradeço também ao povo do Paraná que veio até aqui demonstrar carinho e solidariedade. Não vamos desistir de lutar pelos 345 mil votos de vocês. pic.twitter.com/VcrtiKbzT3
— Deltan Dallagnol (@deltanmd) May 19, 2023
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o registro de candidatura do deputado em decisão controvertida e muito contestada. A onda de indignação resultou na apresentação de proposta de criação da CPI do Abuso de Autoridade, para investigar decisões de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do TSE.
Antes de entrar para a política, Dallagnol coordenou a força-tarefa da Lava Jato, que levou à cadeia dezenas de ladrões. O atual presidente Lula cumpriu 580 dias de prisão em regime fechado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
Investigação punida
O trabalho da Lava Jato, que encantou os brasileiros, passou a ser algo de desmonte e perseguições dos que investigaram políticos corruptos.
Nesta sexta (19), o jornal Folha de S. Paulo revelou que o carrasco de sua cassação, Benedito Gonçalves, foi investigado pela Lava Jato após delação do empresário Çeo Pinheiro, ex-presidente da empreiteira baiana OAS.
Uma certão do Ministério Público Federal (MPF) atestou que Dallagnol, ao contrário da alegação usada para cassar seu mandato, não respondia a processo disciplinar no momento em que renunciou ao cargo para disputar as eleições de 2022.
Oremos
Neste sábado, o senador Sergio Moro (União-PR) pediu orações para que haja justiça no caso envolvendo o ex-procurador. Em discurso na Marcha para Jesus, em Curitiba, o ex-juiz demonstrou solidariedade ao parlamentar cassado e atribuiu a cassação ao clima de ódio e ressentimento no país.
“Deltan Dallganol é a pessoa mais honrada que conheço e que se arriscou pelo bem do Brasil. E digo isso pela admiração profissional, o trabalho que ele fez neste país, e arriscou pelo bem do Brasil, quantos riscos ele assumiu. (…) Esse homem sofreu uma gigantesca injustiça. Não vou criticar ninguém, mas atribuo a esse sentimento de ressentimento e ódio, se a gente se deixa dominar pelo ódio, a gente se afasta de Deus e de Jesus. Queria pedir orações para ter justiça na Terra em relação a Deltan”, declarou Sergio Moro.
Em outro momento, o senador também defendeu “o amor a Deus e ao próximo”. “Esse país vive uma fase de ódio no coração, queria pedir encarecidamente corações para que possamos afastar esses maus sentimentos dos corações e mentes das pessoas, principalmente em Brasília e possamos seguir adiante”, completou.
O Brasil precisa de união e orações para afastar os maus sentimentos dos corações e mentes das pessoas, principalmente em Brasília, que tem o poder de fazer o bem e o justo para nosso povo. @SF_Moro pic.twitter.com/IIE7vqrcYU
— Deltan Dallagnol (@deltanmd) May 20, 2023
Deltan também participou de uma carreata em seu apoio. Ele estava em um trio elétrico que percorreu as ruas do Centro Cívico, na Capital paranaense.