Três escolas do Amazonas recebem internet StarLink, de Elon Musk
O ministro Fábio Faria visitou a Escola Estadual Antônio Ferreira Guedes e fez chamada de vídeo com o empresário sul-africano
Três escolas do Amazonas receberam antenas da Starlink que levam acesso à internet a crianças e jovens que estudam em áreas remotas.
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, ao lado da CEO da SpaceX, Gwynne Shotwell, fez uma visita técnica , nesta sexta-feira (23) à Escola Estadual Antônio Ferreira Guedes, na área rural do município de Careiro da Várzea, na região metropolitana de Manaus.
Durante a visita, Elon Musk participou por meio de vídeo chamada, da estreia da conexão com a internet.
Escola conectada com STARLINK na Região Amazônica! 🇧🇷
Governo de entregas e resultado 🚀👊 @elonmusk pic.twitter.com/Hvv6UCKRQh— Fábio Faria 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 (@fabiofaria) September 22, 2022
As outras unidades contempladas nesta quinta-feira (22) foram, as escolas estaduais Januário Santana e Nossa Senhora do Rosário.
A ação faz parte de uma iniciativa do governo federal em parceria com a StarLink, que prevê o fornecimento de internet via satélites de baixa órbita a localidades remotas.
De acordo com o Ministério das Comunicações, a Starlink poderá participar dos futuros processos públicos para contratação de links para instituições de ensino. Atualmente, o MCom leva internet aos 62 municípios do estado por meio do Programa de Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac).
Ainda de acordo com o ministério, são quase mil pontos de inclusão digital no Amazonas, instalados em instituições públicas, escolas, bibliotecas, telecentros, unidades de saúde e comunidades tradicionais. A iniciativa beneficia diretamente 435 escolas, sendo que 311 estão levando educação para jovens e crianças em áreas rurais.