cpi da pandemia

Senador Contarato discursa contra postagem homofóbica de depoente

Empresário Otávio Fakhoury faz menção jocosa à orientação sexual do parlamentar

acessibilidade:
Senador Fabiano Contarato discursa contra postagem homofóbica do empresário Otávio Fakhoury, depoente da CPI Foto: Pedro França/Agência Senado

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES), integrante da CPI da Pandemia, assumiu a presidência da comissão para fazer discurso em protesto a uma postagem preconceituosa do depoente, o empresário Otávio Fakhoury.

“Muitas pessoas, quando eu tomei posse como senador da República, me perguntaram se essa Casa me respeitava, se os meus colegas me respeitavam e eu nuca titubeei, eu sempre disse que todos tem respeito”, diz.

Fakhoury havia republicado uma postagem de Contarato, que continha um erro de grafia, e fez menção à orientação sexual do parlamentar.

Ao apresentar a imagem, Contarato menciona “o senhor não é um adolescente, o senhor é casado e tem filhos. A sua família não é melhor do que a minha”. E questiona o depoente, “qual é a imagem que o senhor vai passar aos seus filhos?”.

E continua, “o Supremo Tribunal Federal tardiamente, o mesmo Supremo que o senhor defende para extinguir, criminalizou a homofobia, que está dentro do crime de racismo”. E pergunta “o senhor está respeitando o princípio da moralidade? Qual é a definição de moralidade do senhor, qual o conceito de legalidade?”.

Em resposta ao senador, Otávio Fakhoury justifica a publicação como um “um comentário infeliz, em tom de brincadeira”, disse que não lembrava mais desta publicação e que reconhece o erro.

O vice-presidente da comissão, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), pede que comentário de depoente seja investigado como crime.

“Comunique ao Ministério Público Federal para a ocorrência de eventual crime de homofobia por parte do depoente contra o senador da República”.

 

Reportar Erro