Eleições 2022

Sem Lula, PT oficializa candidatura e chapa do ex-presidente com Alckmin

Será a sexta disputa presidencial do petista, que está em viagem a Pernambuco

acessibilidade:
Integrantes da Executiva Nacional do PT e dos partidos aliados participam da convenção nacional do partido nesta quinta-feira (21), em São Paulo. Foto: Reprodução/TV Globo

O Partido dos Trabalhadores oficializou nesta quinta-feira, 21, a candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República, em sua Convenção Nacional, em São Paulo. A curiosidade fica para a ausência do petista durante o evento. Lula está viajando pelo Nordeste e Norte – e está agora em Pernambuco. Ele preferiu se antecipar no encontro com o eleitorado para amenizar o efeito da PEC das Bondades do presidente Jair Bolsonaro, aprovada pelo Congresso Nacional neste mês.

Disputando a Presidência pela sexta vez, Lula será o primeiro candidato de uma federação partidária, a Federação Brasil da Esperança, formada com o PT, PC do B e PV. A modalidade, criada em 2021, consiste na união de dois ou mais partidos que deverão atuar como se fossem um só por pelo menos quatro anos.

A federação também realizou sua Convenção Nacional, que, assim como o PT, também indicou a chapa de Lula com Geraldo Alckmin para registro na Justiça Eleitoral.

As convenções são vistas por integrantes do PT como “meramente formais” e protocolares, uma vez que a aprovação da chapa já era certa.

 

Reportar Erro