Crise hídrica

Sem chuva, volume do Cantareira fica estável

Manancial se manteve com 19,7% de sua capacidade total

acessibilidade:

Dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) mostram que o volume do Sistema Cantareira permaneceu estável nesta quinta-feira, 9. Sem chuvas, o manancial manteve os 19,7% do volume total. O Cantareira não registra recuo do nível de água há 67 dias – em 1º de fevereiro, o sistema recuou de 5,1% para 5%.

Já pelo novo método de cálculo da Sabesp, o Cantareira registrou aumento e foi de 15,2% para 15,3%. Há algumas semanas, a Sabesp passou a divulgar um novo cálculo para a contagem da reserva do sistema, após pressão do Ministério Público Estadual. 

Na prática, tanto a antiga metodologia quanto a nova consideram o mesmo volume de água armazenada: 150,6 bilhões de litros. O que muda é a base de comparação. Na antiga, a divisão é feita entre o volume armazenado e o útil. Na nova, os dois são auferidos.

Outros mananciais. Os Sistemas Rio Grande e Rio Claro registraram aumento e estão com 97% e 45,3% de suas capacidades, respectivamente. No dia anterior, estavam em 96,8% e 45,2%. O Alto Tietê e o Guarapiranga se mantiveram estáveis – 22,3% e 84,1%, respectivamente. Já o Sistema Alto Cotia foi o único que caiu, de 65,3% para 65,2%. (AE)

Reportar Erro