A partir de domingo

Governo de SP anuncia fase de transição e autoriza cultos e abertura de comércio

No dia 24 de abril, a ampliação permitirá a abertura do setor de serviços, que inclui restaurantes, salões de beleza e academias

acessibilidade:
Foto: Rovena Rosa/ABr

O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, 16, a criação de uma fase de transição no Plano SP, entrando em vigor a partir deste domingo, 18. A nova etapa do plano de flexibilização do isolamento social, autorizou a abertura de comércios e atividades religiosas a partir deste domingo, 18.

A medida foi definida pela gestão estadual como uma “fase transitória”, entre a vermelha e a laranja, com horários reduzidos de funcionamento e limitação do público para até 25% da capacidade total de cada estabelecimento. Esta fase durará duas semanas, segundo anunciou o vice-governador Rodrigo Garcia.

Com a mudança, shoppings e lojas de rua, que só eram autorizadas a abrir a partir da fase laranja, vão poder operar já neste final de semana.

No dia 24 de abril, poderão voltar a operar restaurantes, salões de beleza e academias.

Segundo o vice-governador, o avanço de fase foi possível pela adesão da população à fase vermelha e à fase emergencial, pela aceleração da vacinação contra Covid-19 e pela queda nos indicadores. Mesmo com a redução no número de internações, os leitos de UTI continuarão abertos pelos próximos meses. “A ideia da criação dessa fase de transição é justamente para que a gente possa dar passos seguros adiante sem o risco de retrocedermos”, disse.

A decisão ocorre após uma leve queda na taxa de internações por Covid-19 no estado, que está em torno de 85% nas UTIs. Para especialistas, este número ainda indica situação crítica do sistema de saúde.

Reportar Erro