Medida inútil

Pacheco assume a Presidência da República pela segunda vez

Presidente do Senado é o único da linha sucessória em território nacional

acessibilidade:
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. (Foto: Marcos Brandão/Agência Brasil).

Após a viagem do presidente Jair Bolsonaro, ontem (8) à noite, à Cúpula das Américas, nos Estados Unidos, acompanhado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e a viagem do vice-presidente Hamilton Mourão à Espanha, sobrou apenas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para assumir a Presidência da República.

A 9ª edição da Cúpula das Américas será realizada até esta sexta-feira (10), em Los Angeles.

Esta é a segunda vez que Pacheco assume a Presidência da República em caráter interino. A primeira ocorreu no início de maio, com a viagem de Bolsonaro a Guiana. Na ocasião, Mourão estava no Uruguai e Lira, nos Estados Unidos.

De acordo com o artigo 80 da Constituição, em caso de impedimento do presidente e do vice-presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.