Mais votado que Renan

Rodrigo Cunha também lidera para governo de Alagoas, e rejeita campanha na pandemia

Senador mais votado que Renan em 2018 vê consolidação de grupo, em aliança com prefeito JHC

acessibilidade:
Senador Rodrigo Cunha em visita a obra de hospital viabilizado por emenda parlamentar em Arapiraca. Foto: Divulgação Redes Sociais

Senador que venceu Renan Calheiros (MDB-AL) como mais votado das eleições de 2018, Rodrigo Cunha (PSDB-AL) lidera com 22,5% da preferência do eleitor a disputa pela sucessão de Renan Filho (MDB) no governo de Alagoas. O tucano avalia positivamente a visão do eleitor sobre seu trabalho no Senado, captado pelo levantamento do Paraná Pesquisas para o site Diário do Poder e a Coluna Cláudio Humberto, divulgado nesta quinta-feira (29). Mas Rodrigo Cunha nega estar em campanha ou articulando candidatura, o que considera inaceitável durante a pandemia.

O senador tucano tem vantagem de 6,4 pontos sobre o secretário de Segurança Publica de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça, que pontua 16,1% pelo MDB dos Calheiros. Também se distancia do ex-aliado e ex-prefeito Rui Palmeira (Sem partido), que obteve 15,4% das intenções de voto. Rodrigo Cunha ainda tem como líder de outro cenário da pesquisa, sem sua presença, o seu maior aliado, o prefeito de Maceió João Henrique Caldas (PSB), o JHC, que pontua 31,2% das intenções de votos.

“Não estou em campanha e acho inaceitável diante do momento pandêmico que vivemos pensar em articulações políticas, quando a energia total tem que ser em ações para diminuir os impactos da pandemia. Acho prematuro me posicionar sobre números, tenho trabalhado bastante e já tive resultado expressivos nestes dois anos de mandato no senado, trazendo recursos para todos os municípios, atuando em projetos importantes e presidindo comissões de destaque”, disse Rodrigo Cunha, ao Diário do Poder.

O Paraná Pesquisa ouviu 1.220 alagoanos, entre 22 e 26 de abril, através de entrevistas pessoais telefônicas, sem usar robôs ou internet.

 

 

Deputado federal JHC (PSB-AL) e o senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) em campanha em 2018. Foto: Divulgação

Grupo consolidado

Para Rodrigo Cunha, os números demonstram com clareza a boa aceitação de seu grupo político, composto por ele e JHC, diante dos grupos liderados por Calheiros, pelo presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) e da Assembleia Legislativa. E mesmo afastando qualquer intenção de fazer campanha durante a pandemia de covid-19, avalia que o recado de sua atuação como senado começa a chegar, sem que .

“Sei que uma parte da população ainda não foi comunicada corretamente da minha atuação, mas que o recado está começando a chegar… Já temos o que mostrar e não vão conseguir colocar carimbos negativos em minha atuação. No mais, é continuar focado em devolver a confiança que recebi do povo alagoano com meu empenho, comprometimento e trabalho”, concluiu Rodrigo Cunha.

O deputado estadual Davi Maia (DEM-AL), opositor do governo de Renan Filho, reforça que os números do Paraná Pesquisa evidenciam a consolidação de um novo espectro político em Alagoas.

“JHC conseguiu provar que era possível derrotar, porque derrotou todas as máquinas [comandadas pelo ex-prefeito Rui Palmeira e pelo governador Renan Filho]. E, agora, as grandes medidas dos 100 dias de gestão do JHC também refletem no Rodrigo Cunha, que já foi o senador mais votado da última eleição. E, no momento em que o país passa por uma crise geral de nomes, os nomes deles são os mais lembrados pela população”, avalia Davi Maia.

Veja os números do Paraná Pesquisa:

 

 

Reportar Erro