RJ: Cláudio Castro amplia em 10 pontos vantagem sobre Marcelo Freixo
Pesquisa Genial/Quaest aponta Castro com 31% das intenções de voto, contra 21% de Freixo
O atual governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) abriu vantagem de 10 pontos percentuais do deputado federal Marcelo Freixo (PSB), de acordo com a pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira, 15. Castro tem 31% das intenções de voto, contra 21% de Freixo.
No último levantamento divulgado, Castro tinha 25% das intenções de voto e Freixo, 19%.
Depois aparecem Rodrigo Neves (PDT), com 7%; Cyro Garcia (PSTU), com 4%; Paulo Ganime (Novo), Juliete Pantoja (UP) e Wilson Witzel (PMB), com 2%. Os candidatos Luiz Eugênio (PCO) e Eduardo Serra (PCB) têm 1%. As candidaturas de Luiz Eugênio e Witzel foram impugnadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).
A proporção dos que dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar chega a 16%. Os indecisos representam 13%, de acordo com a nova pesquisa. No último levantamento, 24% dos entrevistados pretendiam anular o voto.
O levantamento também simulou três cenários de segundo turno. Confira abaixo os resultados.
– Intenção de voto estimulada para governador:
Cenário 1
Cláudio Castro (PL) — 42%
Marcelo Freixo (PSB) — 34%
Branco/Nulo/Não vai votar — 15%
Indecisos — 9%
Cenário 2
Cláudio Castro (PL) — 43%
Rodrigo Neves (PDT) — 24%
Branco/Nulo/Não vai votar — 22%
Indecisos — 11%
Cenário 3
Marcelo Freixo (PSB) — 33%
Rodrigo Neves (PDT) — 29%
Branco/Nulo/Não vai votar — 27%
Indecisos — 11%
Senado
A pesquisa também verificou as intenções de voto para senador. Romário (PL), que tenta a reeleição, está à frente, com 37% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Alessandro Molon (PSB), com 13%. Em seguida aparecem Cabo Daciolo (PDT) e Clarissa Garotinho (União Brasil) com 9%; André Ceciliano (PT), com 4%; e Marcelo Itagiba (Avante), com 1%.
O Professor Helvio Costa (DC)e Antônio Hermano (PCO) também tiveram candidatura indeferida pelo TRE-RJ. Bárbara Sinedino (PSTU), Raul Bittencourt (UP) e Sued Haidar (PMB) não pontuaram. Branco/Nulo/Não vai votar somam 17% e outros 9% estão indecisos ou não responderam à pesquisa.
A Genial/Quaest ouviu 1.500 pessoas em 45 municípios entre os dias 10 e 13 de setembro. A margem de erro é de 2.5 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento tem 95% de confiança. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número RJ-06349/2022.