Ativismo vigilante

MP eleitoral vê Crivella e Bretas violando a lei por irem a evento gospel com Bolsonaro

Juiz e prefeito participaram de evento evangélico a convite do presidente, sábado

acessibilidade:

A Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (PRE/RJ) pediu que o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) apure se houve o cometimento de eventual ilícito eleitoral na participação do prefeito do Rio de Janeiro pré-candidato à reeleição Marcelo Crivella (PRB) e do juiz federal da Lava Jato do Rio Marcelo Bretas em eventos no último sábado (15). Ao lado do presidente da República Jair Bolsonaro, Crivella e Bretas inauguraram uma obra viária e celebraram os 40 anos da Igreja Internacional da Graça de Deus, em Botafogo.

O procedimento investigatório foi pedido pelo órgão do Ministério Público Federal (MPF) para a Coordenadoria Eleitoral do MPRJ, titular das ações e investigações de matéria eleitoral nos pleitos municipais. No ofício, a procuradora regional eleitoral Silvana Batini solicitou que o MPRJ atente para as condutas do prefeito e do juiz, levando em consideração possível uso eleitoral do poder religioso.

“Não se desconhece a força que o poder religioso exerce na formação das convicções do eleitorado. Ainda que a realização isolada de um evento não possa, de per si, configurar uma irregularidade eleitoral, o conjunto deles, os locais de realização, a proximidade com o pleito e a sua formatação podem configurar ilícitos eleitorais que tenham impacto na normalidade e legitimidade das eleições que se aproximam”, afirmou a procuradora regional eleitoral.

No documento, a PRE recomendou cuidado e atenção ao MP Eleitoral particularmente em virtude das presenças do presidente da República Jair Bolsonaro, sinalizando apoio à reeleição do prefeito, e de autoridade judiciária que hoje goza de grande projeção midiática. A expectativa é que o Centro de Apoio Operacional das Promotorias Eleitorais (CAO-Eleitoral) do MPRJ distribua esse pleito do MPF para que seja instaurado o procedimento investigatório eleitoral.

Durante a celebração da igreja evangélica, com apresentação de artistas da música gospel, Bolsonaro bricou no palco com Crivella, girando e dançando com o pré-candidato à reeleição, enquanto um hino cantava, em um dos trechos: “Vamos juntos dar a volta da vitória”. Bretas também cantou e girou, assim como outros convidados no momento de execução do hino de adoração a Deus. Veja o vídeo deste momento que publicado pelo prefeito em suas redes sociais:

Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor!Momento de louvor, com o nosso Presidente Jair Messias Bolsonaro, no encontro de adoração a Deus "Ano da Unção Dobrada".

Posted by Marcelo Crivella on Saturday, February 15, 2020

 

Reportar Erro