CORRIDA AO SENADO

União Progressista mira Leniel Borel para vaga de Canella no Senado

Vereador do PP entra no radar da federação após mudanças no cenário eleitoral do Rio de Janeiro

acessibilidade:
(Foto: Reprodução/Câmara Municipal do Rio de Janeiro).

A federação União Progressista passou a avaliar novos nomes para ocupar a vaga que estava destinada ao ex-prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella (União Brasil), na disputa por uma cadeira no Senado pelo Rio de Janeiro.

Entre as alternativas discutidas internamente está o vereador Leniel Borel (PP), conhecido nacionalmente pela atuação em defesa da proteção de crianças e famílias.

A movimentação ocorre após Canella deixar de ser considerado uma opção viável por aliados da aliança que articula a chapa ligada ao senador Flávio Bolsonaro.

O ex-prefeito foi alvo de uma operação da Polícia Federal e acabou preso em flagrante após agentes encontrarem um fuzil em seu veículo, durante uma investigação que apura suspeitas envolvendo um grupo investigado por lavagem de dinheiro.

Com a mudança no cenário, partidos que compõem a aliança passaram a discutir alternativas para manter uma candidatura competitiva ao Senado.

Além de Leniel Borel, outros nomes também aparecem nas conversas internas, como o ex-secretário de Polícia Civil do Rio, Felipe Curi, apontado como uma das opções mais fortes para assumir a vaga.

Leniel Borel ganhou projeção política após a morte do filho, Henry Borel, em 2021.

Desde então, passou a atuar em pautas relacionadas à proteção da infância, ao combate à violência contra crianças e ao fortalecimento de políticas públicas voltadas às famílias.

Em 2024, foi eleito vereador do Rio de Janeiro pelo Progressistas. 

Dentro da União Progressista, a escolha do novo nome envolve uma análise sobre força eleitoral, capacidade de articulação e alinhamento com a composição política que vem sendo construída para as eleições de 2026.

A federação busca um candidato que consiga ocupar o espaço deixado por Canella e manter a presença do grupo na disputa majoritária do Estado.

A eventual indicação de Borel representaria uma mudança de perfil em relação ao desenho inicial da chapa, que tinha Canella como representante do União Brasil.

O vereador tem uma trajetória mais associada a pautas sociais e de segurança familiar, enquanto outros nomes avaliados possuem ligação mais direta com a área de segurança pública e estruturas partidárias tradicionais.

As conversas ainda estão em andamento e a definição dependerá das negociações entre União Brasil, Progressistas e os demais integrantes da aliança.

Até o momento, não há anúncio oficial sobre quem ocupará a vaga, mas Leniel Borel passou a integrar a lista de possibilidades para a disputa pelo Senado no Rio de Janeiro.