Inauguração

Recém-inaugurado, Deck Sul traz novas opções de lazer e esporte

Espaço precisa de adaptações de mobilidade para ser democrático

acessibilidade:

Os moradores da capital ganharam um novo espaço para lazer e esporte com a inauguração do Parque dos Pioneiros Cláudio Sant’Anna, o Deck Sul, neste domingo (28). O espaço de 80 mil metros quadrados na beira do Lago Paranoá – próximo à Ponte das Garças, na L4 Sul – tem ciclovia, pista de cooper e de skate, circuito com equipamentos para ginástica, parques infantis, ponto de encontro comunitário (PEC) e quadras de vôlei e poliesportiva. O visitante encontra ainda mesas de jogos – como, dama, xadrez e pingue-pongue – e sombreiros.

“O que estamos fazendo aqui hoje é democratizar a nossa cidade. Revitalizar o lago é revitalizar Brasília. Porque o lago é a área mais nobre que temos no Distrito Federal. É a nossa praia, e a praia não pode ser particular, tem que ser de todos”, disse o governador Rodrigo Rollemberg na cerimônia de abertura do espaço. A previsão é de que o espaço receba cerca de seis mil pessoas por semana.

Rodrigo Rollemberg participa de cerimônia de inauguração do Deck Sul (foto: Dênio Simões/Agência Brasília)

O parque leva o nome de um dos engenheiros que ajudaram a construir a capital federal. Entre as obras que Cláudio Sant’Anna comandou estão 11 blocos da 106 Sul, o Jardim de Infância da 308 Sul, o Hospital Regional de Sobradinho e a Reitoria e o Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB). O engenheiro também presidiu a comissão de acompanhamento de obras da Ponte JK.

Faltam adaptações

De acordo com o GDF, a criação do Deck Sul é uma forma de democratizar o acesso à orla do Lago Paranoá. No entanto, a chegada ao local ainda pode ser difícil para alguns moradores do DF. 

O parque tem três estacionamentos, com 120 vagas ao todo, e apenas uma parada de ônibus. Para o visitante que precisar atravessar a L4 Sul para chegar ao local, não há como fazer a travessia da pista sem se arriscar entre o movimentado trânsito da Avenida das Nações. Já os ciclistas que quiserem usar a ciclovia do espaço, a chegada só é segura se for feita de carro. Além de enfrentar a mesma dificuldade de travessia dos pedestres, os ciclistas não contam com ciclovia para chegar até o Deck Sul.

A obra do Parque dos Pioneiros Cláudio Sant’Anna começou em dezembro de 2015 e custou R$ 12 milhões aos cofres públicos. O recurso faz parte de convênio entre a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).

 

Reportar Erro