goiás

Primeira morte por ômicron no Brasil foi de um homem com grave doença pulmonar

Dois dias após a internação na UTI, homem morreu com a nova variante

acessibilidade:
profissionais da saúde ao redor de leito com paciente deitado
UTI de covid no Brasil: estado de guerra contra a pandemia - Foto: Ingrid Anne/Fotos Públicas.

O Brasil registrou a primeira morte pela cepa ômicron, nova variante da Covid-19. O paciente morreu após cinco dias da notificação da doença, em Aparecida de Goiânia, Goiás.

O homem estava com o esquema vacinal completo, tendo recebido as duas doses do imunizante CoronaVac, acrescida à dose de reforço com a vacina Pfizer. Entretanto, as condições de saúde pré-existentes agravaram a o quadro da infecção.

A vítima é um homem de 68 anos, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica e também de hipertensão arterial, de acordo com a Secretaria de Saúde Municipal.

De acordo com o secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino,”seu pulmão já era bem comprometido. O tecido pulmonar, por exemplo, já não fazia as trocas gasosas de forma eficiente”.

No dia 20 de dezembro, o paciente relatou os primeiros sintomas que incluíam tosse, falta de ar e desconforto respiratório.

O óbito foi declarado em 27 de dezembro, após o homem sido atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no dia 24, sendo transferido no dia seguinte à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital municipal de Aparecida de Goiânia.

Reportar Erro