Depois do dia 21

Presidente do Senado diz que CPI da Covid será instalada após o feriado de Tiradentes

Pacheco não definiu a data, apenas disse que a intalação ocorrerá no dia 22 ou no dia 27

acessibilidade:
Presidente do Senado disse que a instalação poderá ocorrer no dia 22 ou no dia 27 deste mês Foto: Pedro Gontijo

Durante coletiva de imprensa, na residência oficial, na tarde desta sexta-feira (16), o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco afirmou que a instalação da CPI da Covid ocorrerá após o feriado de Tiradentes e que divulgará o cronograma do colegiado, na segunda (19). “ Na próxima semana teremos feriado na quarta-feira (21), então podemos eventualmente instalar na quinta-feira (22) ou na terça-feira (27) da semana que vem, são dois dias possíveis”.

Pacheco informou que a Secretaria-Geral da Mesa do Senado publicará na segunda-feira (19) ato com os procedimentos para a primeira reunião, que será presencial. ” Na segunda-feira devemos publicar esse cronograma, esse ato da Comissão Diretora do senado, definindo os procedimentos para instalação da CPI, para eleição do seu presidente e seu vice-presidente”.

Senador disse que objetivo é seguir os mesmo protocolos utilizados na eleição da Mesa Diretora do Senado. Seriam, então, oferecidas três urnas para votação: uma na sala onde ocorrer a reunião, outra em um corredor próximo e uma terceira no espaço externo ao prédio do Senado.

Apesar de nenhuma definição oficial, ao que tudo indica, os nomes que compõem a CPI já foram definidos por meio de um acordo entre membros, dessa forma, o senador Omar Aziz (PSD-AM) será o presidente e o vice-presidente será Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do requerimento de instalação da CPI. E o relator será o senador alagoano Renan Calheiros (MDB-AL).

O nome de Renan já gera polêmica entre os parlamentares, tendo em vista que ele é pai do governador de Alagoas, Renan Filho, o que impede a sua imparcialidade na relatoria do colegiado. Vale ressaltar que a CPI foi criada com base em dois pontos, investigar supostas omissões do governo federal no combate à pandemia da Covid-19, assim como, investigar se os recursos repassados pela União foram devidamente aplicados no combate a proliferação do novo coronavírus e no combate à pandemia, destinados ao tratamento de infectados pela Covid.

O primeiro passo para a criação da CPI da Covid ocorreu na última terça-feira (13), com a leitura do requerimento por Rodrigo Pacheco.

Reportar Erro