Afundamento do solo

Prefeito JHC apela a Bolsonaro por bairros afetados por desastre da Braskem, em Maceió

Capital alagoana tem mais de 57 mil vítimas do desastre que afundou bairros

acessibilidade:
Presidente Jair Bolsonaro com o prefeito JHC, em Maceió (AL). Foto: Julio Nascimento/PR

Durante a solenidade de entrega de 500 apartamentos no bairro mais populoso de Maceió (AL), o Benedito Bentes, o prefeito da capital alagoana, João Henrique Caldas, o “JHC” (PSB), aproveitou a visita presidencial para apelar ao presidente Jair Bolsonaro por apoio às ações da Prefeitura voltadas aos mais de 57 mil maceioenses vítimas do desastre geológico que afetou cinco bairros com afundamento do solo e tremores de terra, em decorrência da extração de sal-gema pela Braskem.

“Faço um apelo todo especial para que o Governo Federal possa apoiar a Prefeitura de Maceió, para que a gente possa ajudar os bairros afetados pelo afundamento de solo. São 57 mil pessoas atingidas, são bairros que trazem a nossa cultura, de um povo guerreiro, para que a gente possa diminuir o drama dessas famílias. Precisamos contrapor laudos, será de vital importância do Serviço Geológico do Brasil. A gente sabe que o tema é muito complexo, mas a sinalização do Governo Federal em querer ajudar Maceió na causa do afundamento dos bairros é muito importante”, apelou o prefeito JHC.

O prefeito destacou ações como a criação de um Gabinete de Gestão Integrada exclusivo para cuidar dos diversos aspectos que envolvem o afundamento do solo nos bairros da capital.

“A Prefeitura de Maceió não irá medir esforços. Essas parcerias, espírito colaborativo só fortalecem as instituições, fortalece a nossa democracia e une esforços, diante do que é preciso fazer para mudar a realidade do nosso povo e diminuir o drama da nossa gente”, ressaltou o prefeito.

JHC destacou que já existem 6.670 habitações dignas sendo construídas na capital alagoana. Mas que Maceió, onde já há muitas moradias em condições subnormais em áreas de risco, agora impactada pelo desastre geológico nos bairros do Pinheiro, Bebedouro, Mutange, Bom Parto e Farol, ostenta o pódio de segunda capital com maior número de pessoas vivendo em aluguel.

“É dinheiro que não cabe jamais no bolso dos maceioenses no final do mês”, lamentou JHC, ao pedir esforço coletivo.

Após seu discurso, o prefeito foi citado da seguinte forma, no discurso de Bolsonaro: “Garoto JHC, idade dos meus filhos. Um abraço a você. Convivi contigo por dois anos na Câmara dos Deputados. Você é um cara excepcional. Tem tudo também para ser uma tremenda liderança, não só no Nordeste, mas em todo Brasil”.

Veja o momento em que JHC apela por apoio do presidente, durante transmissão da TV Brasil:

Reportar Erro