Precisam passar por perícia

PF não confirma que corpos encontrados são de Bruno e Dom Phillips

Esposa do jornalista britânico disse mais cedo que recebeu ligação da PF informando que os corpos ainda precisavam ser periciados para a identificação

acessibilidade:
Bombeiros encontram mochila em área de busca por indigenista e jornalista inglês no AM. Foto: Reprodução

A Polícia Federal emitiu nota na manhã desta segunda-feira, 13, para esclarecer que ainda não foi confirmado que os corpos encontrados pelos os agentes são do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira. Mais cedo a esposa de Dom, Alessandra Sampaio, informou que os corpos dois dois homens, desaparecidos há mais de uma semana na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas, foram encontrados.

Segundo Alessandra, a PF ligou para confirmar a informação da localização de 2 corpos, mas informando que eles ainda precisavam ser periciados para que a identificação pudesse ser feita.

O jornal britânico “The Guardian”, para o qual Dom Phillips trabalhou, afirma que a família do jornalista foi informada da localização de 2 corpos pela embaixada brasileira no Reino Unido.

“Ele (o representante da embaixada) não descreveu a localização e disse que foi na floresta e que estavam amarrados a um árvore e ainda não haviam sido identificados”, disse Paul Sherwood, cunhado de Phillips, ao Guardian.

Bruno e Dom foram vistos pela última vez em 5 de junho ao chegarem a uma localidade chamada comunidade São Rafael. De lá, eles partiram rumo a Atalaia do Norte, viagem que dura aproximadamente duas horas, mas não chegaram ao destino.

Ontem, 12, as equipes de busca encontraram um cartão de saúde e outros pertences de Bruno, além de uma mochila com roupas pessoais de Dom na área onde são feitas as buscas pelo jornalista inglês e pelo indigenista no interior do Amazonas.

Segundo as autoridades, o material estava próximo da casa de Amarildo Costa de Oliveira, tambbém conhecido como ‘Pelado’, o único preso suspeito de envolvimento no desaparecimento até aqui. A família de Oliveira afirmou que ele foi torturado pela polícia.

Tortura

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira que os “indícios” são de que Bruno e Dom Phillips foram vítimas de alguma “maldade”, e que será “muito difícil encontrá-los com vida”.

“Os indícios levam a crer que fizeram alguma maldade com eles. Porque já foi encontrado boiando no Rio vísceras humanas, que já estão aqui em Brasília para fazerem o (exame de) DNA. Pelo tempo, já temos hoje nono dia que isso aconteceu, vai ser muito difícil encontrá-los com vida. Peço a Deus que isso aconteça, que encontremos com vida, mas os indícios levam pelo contrário no momento”, disse o presidente, em entrevista à CBN Recife.

Na entrevista desta segunda, Bolsonaro também criticou uma decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que deu cinco dias para que as autoridades apresentem um relatório “contendo todas as providências adotadas e informações obtidas”.

“É dispensável o senhor Barroso dar uma de dono da verdade e dar cinco dias para o presidente explicar ou achar esses dois que desapareceram lá na região amazônica. Estamos fazendo a nossa parte. Agora, eu não tenho o número exato aqui, (mas queria) dizer ao senhor Barroso que são dezenas de milhares que desaparecem por ano no Brasil, ele se preocupou apenas com esses dois. Nós, via nosso Ministério da Mulher, Direitos Humanos, nós nos preocupamos com todos os desaparecidos no Brasil”, afirmou o presidente.

Reportar Erro