Operação Contrapartida

PF investiga servidor da Receita por corrupção na concessão de acesso a dados restritos

Servidor da Receita usava influência da instituição para beneficiar clientes de contador

acessibilidade:
Sede da Policia Federal em Brasilia. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou nas primeiras horas desta quinta-feira (27) a Operação Contrapartida, com o objetivo de investigar um servidor público da Receita Federal do Brasil, suspeito de corrupção no exercício de suas funções, por meio da concessão de acesso a dados restritos. Cerca de dez policiais federais deram cumprimento a dois mandados de busca e apreensão, na capital amapaense: um na residência do investigado e o outro na sede da Receita Federal.

A ação de hoje decorre de material encontrado nas investigações que culminaram na Operação Ágora, que a Polícia Federal deflagrou em 2020 no município de Oiapoque (AP). Na oportunidade, estavam sendo apuradas fraudes na reforma da praça principal daquela cidade.

As investigações evidenciaram um arranjo criminoso entre um contador e um servidor da Receita Federal, que possibilitava o acesso privilegiado a informações restritas do órgão. A suposta influência dentro da instituição era utilizada pelo contador para beneficiar seus clientes. O agente público, por sua vez, recebia vantagens indevidas a cada novo “negócio” angariado pelo contador.

Até o momento, o trabalho policial resultou no afastamento cautelar do servidor das funções, decretado pela Justiça Federal. A Polícia Federal ainda busca reunir mais elementos para saber se outras pessoas estão envolvidas no esquema.

Os crimes investigados são os de corrupção ativa e passiva, com penas que podem chegar a 12 anos de reclusão. (Com informações da Comunicação Social da PF no Amapá)

Reportar Erro